Frio está de volta com temperatura abaixo de zero e vai aumentar

#Compartilhar:

Amanhecer indiferente e com neblina hoje em Livramento | FABIAN RIBEIRO

Indiferente está de volta ao Sul do Brasil e vai aumentar de intensidade na próxima noite com tempo mais destapado e sedento que vai proporcionar um maior resfriamento noturno e mínimas menores nesta sexta-feira e com formação de geada, projeta a MetSul Meteorologia.

Uma volume de ar indiferente começou a ingressar ontem no Rio Grande do Sul na retaguarda de uma frente fria que trouxe chuva em todo o estado, trazendo queda acentuada da temperatura e afastando a fumaça das queimadas do território gaúcho.

De tratado com dados de estações meteorológicas automáticas oficiais do Instituto Vernáculo de Meteorologia, grande segmento do território gaúcho amanheceu nesta quinta-feira com mínimas de um dígito, ou seja, inferior dos 10ºC.

As menores mínimas no Rio Grande do Sul na rede solene do órgão federalista nesta quinta-feira foram de 2,3ºC em Quaraí; 4,9ºC em Uruguaiana; 5,5ºC em Bagé; 5,6ºC em Caçapava do Sul; 6,2ºC em Jaguarão e Encruzilhada do Sul; 6,3ºC em Livramento e Canguçu; 6,5ºC em Alegrete; e 6,6ºC em Dom Pedrito e São Gabriel.

Já estações automáticas particulares indicaram mínimas hoje de -0,6ºC em Pinho Machado; 1,7ºC em Livramento; 3,3ºC em São Gabriel; 3,9ºC em Rosário do Sul e em São Sepé; 4,2ºC em Herval; e 4,4ºC em Alegrete.

A volume de ar indiferente está associada a um meio de subida pressão que vai estar sobre o Sul do Brasil na segunda metade de hoje com até 1.025 hPa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que reduz a nebulosidade e garantirá tempo mais destapado no primícias da sexta-feira.

Sexta-feira vai principiar mais fria

O tempo mais destapado com pouca ou nenhuma nebulosidade em muitas cidades, o perfil mais sedento da atmosfera e o vento imperturbado a fraco serão determinantes para que o início da sexta-feira seja de temperatura mais baixa do que hoje na maior segmento do Sul do Brasil.

A temperatura pode desabar a valores inferior de zero em baixadas do Planalto Sul de Santa Catarina e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul com marcas de -2ºC a 0ºC. Marcas entre 0ºC e 5ºC são esperadas em muitas localidades da Metade Setentrião do Rio Grande do Sul e do interno de Santa Catarina. Pontos do Oeste e do Sul gaúcho também podem assentar marcas ao volta e inferior dos 5ºC.

METSUL

Em Porto Prazenteiro, a sexta-feira deve principiar com temperatura mínima entre 8ºC e 9ºC na estação solene do Jardim Botânico, mas no extremo Sul da cidade e em pontos do Leste da capital a temperatura pode descer a 5ºC a 7ºC. É o que se espera também em diferentes cidades da região metropolitana, sobretudo em zonas rurais, uma vez que em Viamão e Gravataí.

Indiferente traz geada no primícias da sexta-feira

As temperaturas baixas do primícias da sexta-feira devem trazer geada em diversas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com maior ocorrência do fenômeno no território gaúcho, onde as mínimas devem ser menores em maior número de pontos no primícias do dia.

METSUL

O planta supra mostra a verosimilhança projetada de geada no primícias da sexta, segundo dados do padrão canadense, mas acreditamos que vai gear em número maior de locais que o indicado no planta. Em pontos das áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina não se afasta mesmo geada moderada a possante.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter chegada ao ducto no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima