Os dois primeiros episódios de Terça do Terror, série tailandesa que se tornou um fenômeno da Netflix, são bastante familiares para o público brasílico. Por fim, quem nunca ouviu falar daquela mito urbana em que uma boneca foi possuída por uma entidade maligna? Ou portanto, da prometida que morreu ao ser abandonada no altar e ainda vagueia por cá –como a que assombra os moradores de Maria da Fé, em Minas Gerais.
Em um primeiro momento, as diferenças culturais podem até ser um empecilho para o testemunha que se depara com a produção no serviço de streaming. As histórias são baseadas em um programa de rádio bastante popular na Tailândia, o Angkhan Khlumpong.
As semelhanças, mesmo com os mais de 17 milénio quilômetros que separam os dois países, saltam aos olhos de quem dá uma chance. A Tailândia nunca foi uma colônia europeia, mas manteve uniforme transacção com a diadema portuguesa durante o século 16.
Os tailandeses ainda são vizinhos de nações que fizeram secção do Predomínio Espanhol, que atingiu a sua extensão máxima no século 18, uma vez que o Camboja e as Filipinas. O próprio Brasil ficou sob domínio ibérico quando o rei Felipe 2ª subiu ao trono em 1580. Os portugueses só retomariam o controle do próprio território e de suas colônias em 1604.
Não à toa, história de noivas amaldiçoadas –como a do segundo episódio– são comuns em toda a América Latina. Há a Pascualita, que teria sido transformada em manequim posteriormente a sua morte em Chihuahua, no México; e a pobre filha de Dom Eustáquio, que tirou a própria vida posteriormente o horizonte marido ter sido devorado por leões em uma mansão de Buenos Aires, na Argentina.
E não adianta reclamar que “Inês é morta”, porque a própria Inês de Castro (1325-1355) só foi coroada mesmo depois de ter suplantado as botas. O rei Pedro 1ª (1320-1367) fez a galanteio inteira beijar as mãos de sua eterna prometida, ainda que estivesse reduzida a um sucumbido.
Outras histórias de Terça do Terror, obviamente, carregam mais no tempero tailandês. Uma delas está no quarto incidente, em que uma diva obriga um par a revelar seus piores segredos para concretizar sua vingança. Nesse ponto, porém, o público já foi pego há muito tempo.