A advogada e influenciadora Deolane Bezerra foi presa com mais 18 pessoas, em seguida serem alvos da Operação Integration, deflagrada pela Polícia Social de Pernambuco, na última quarta-feira (4). A investigação apura a crimes cometidos a partir de lar de apostas.
Segundo as autoridades, a investigação começou em dezembro de 2022, em seguida a inquietação de aproximadamente R$ 180 milénio. Desde logo, a operação vem ampliando o leque de informações e dados coletados, culminando em prisões e apreensões de milhões de reais e itens de luxo.
A Justiça mandou soltar a influenciadora, nesta segunda-feira (9), em seguida pedido de habeas corpus (HC) por segmento da resguardo de Deolane. O recurso foi impetrado na última quinta-feira (5).
A mãe de Deolane, Solange Bezerra, também foi presa na operação. Entretanto, não obteve o mercê do HC que libertou a advogada.
Relembre a traço do tempo da prisão
A Operação Integration deflagrou pela manhã da última quarta-feira (4), uma operação para coibir crimes de lavagem de verba e prática de jogos ilegais.
Entre os alvos da operação estava a advogada e influenciadora do dedo Deolane Bezerra, presa na lar da família, na zona sul do Recife. A mãe da influencer também foi detida.
Logo que detida, Deolane foi encaminhada à sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), na zona oeste da capital pernambucana.
04/09 – “A mãe tá enjaulada”
Logo em seguida a prisão, a mana de Deolane, Dayanne Bezerra foi até as redes sociais para se pronunciar sobre a prisão e gravou um vídeo ameaçando processar quem estiver compartilhando “inverdades e mentiras”, sem saber o texto das investigações contra Deolane.
O fruto de Deolane Bezerra publicou mensagem motivacional em seguida prisão da mãe e avó. O influenciador Giliard Santos, 20, fruto da influenciadora, postou uma imagem com mensagem motivacional em suas redes sociais nesta quarta-feira (4) horas em seguida a prisão da mãe e da avó. “Seja paciente, às vezes é preciso passar pelo pior para conseguir o melhor”, diz a frase. O instituidor de teor deletou a publicação algumas horas depois.
Sobre a prisão, Deolane publicou uma “missiva oportunidade” em sua página no Instagram. No enviado, ela brinca dizendo que “a mãe tá enjaulada” e pede orações aos fãs.
A influenciadora prestou prova na delegacia e negou qualquer envolvimento com lavagem de verba ou ocultação de bens, direitos e valores provenientes de atividades ilícitas.
Em seguida o vistoria de corpo de delito, a influencer foi encaminhada ao presídio Colônia Penal Feminina, na capital do estado.
1 de 6
Operação cumpre 19 mandados de prisão e 24 mandados de procura e inquietação em cinco estados. • Polícia Social de Pernambuco
2 de 6
Operação cumpre 19 mandados de prisão e 24 mandados de procura e inquietação em cinco estados. • Polícia Social de Pernambuco
3 de 6
Operação cumpre 19 mandados de prisão e 24 mandados de procura e inquietação em cinco estados. • Polícia Social de Pernambuco
4 de 6
Operação cumpre 19 mandados de prisão e 24 mandados de procura e inquietação em cinco estados. • Polícia Social de Pernambuco
5 de 6
Operação cumpre 19 mandados de prisão e 24 mandados de procura e inquietação em cinco estados. • Polícia Social de Pernambuco
6 de 6
Operação cumpre 19 mandados de prisão e 24 mandados de procura e inquietação em cinco estados. • Polícia Social de Pernambuco
05/09 – Prisão mantida
Em seguida pernoitar em cubículo privada, na Colônia Penal Feminina do Recife, em Pernambuco, a blogueira e a mãe dela receberam a visitante das irmãs, Dayanne e Daniele Bezerra, enquanto aguardavam a audiência de custódia marcada para quinta-feira (5).
Segundo a Secretaria de Gestão Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP/PE), a decisão de cubículo privada foi tomada por se tratar de um caso de repercussão.
Em frente a unidade prisional, durante a manhã, uma movimentação de fãs com cartazes que pedem “justiça” e a liberdade da influenciadora foram se instalando, em base a Deolane. Veja vídeo.
Em seguida audiência de custódia realizada no final da manhã, a Justiça de Pernambuco decidiu manter Deolane Bezerra em prisão preventiva. A mãe de Deolane, também teve a prisão mantida em seguida audiência.
A resguardo de Deolane e Solange entrou no mesmo dia com um pedido de habeas corpus na Justiça de Pernambuco, solicitando a liberdade de mãe e filha.
06/09 – Expectativa de liberdade
Em seguida a ação da resguardo, as irmãs da advogada e influenciadora Deolane Bezerra, Daniele e Dayanne Bezerra fizeram um pronunciamento declarando que o processo é uma “perseguição” contra Deolane. No vídeo, Daniele Bezerra explica todas as medidas que os advogados de Deolane já tentaram.
O jurisconsulto pernambucano Carlos André Dantas, integrante da equipe jurídica de Deolane, conversou com a CNN na sexta-feira (6), e comentou com otimismo com o resultado do julgamento do habeas corpus. “Ela preenche todos os requisitos e tem condições de responder em liberdade. Apesar das acusações, Deolane já provou tudo em documentos, não há ilegalidade nas transferências bancárias”, afirma.
07/09 – Aguardando julgamento do HC
Na internet, informações circularam de que Deolane havia deixado a prisão na sexta-feira, entretanto, o boato foi desmentido pelo jurisconsulto no sábado (7).
De consonância com Dantas, houve um conflito de cultura entre câmaras criminais do Tribunal de Justiça de Pernambuco para julgar o habeas corpus impetrado pela resguardo. Isso aconteceu porque outro pedido foi feito por um jurisconsulto do Paraná. O pedido impetrado pela resguardo da influenciadora teve de esperar para ser medido.
Nas redes sociais, a mana Dayanne Bezerra fez uma publicação comentando sobre o conflito de cultura. “Meu povo, o HC (habeas corpus) da minha mana não foi julgado pelo conflito de cultura que houve no tribunal, e precisou ser redistribuído para o juiz competente para poder fazer o julgamento desse habeas corpus”, disse ela.
08/09 – Novidade missiva
O perfil de uma rede social de Deolane publicou uma missiva oportunidade escrita à mão pela advogada, no domingo (8). A publicação foi feita em conjunto com a conta da mana de Deolane, Daniele Bezerra.
“Boa tarde, povo! Olha eu cá de novo, tá demorando, né?”, escreveu. A advogada afirmou que “porquê operadora do recta” aguarda os prazos. Veja.
No domingo, Dayanne e Daniele Bezerra estiveram na Colônia Penal Feminina do Recife, na zona oeste da capital, no tradicional dia de visitas.
Ao conversar com fãs que seguiram acampados na porta da Colônia Penal, Daniele deu verba para alguns dos apoiadores. “Somos humanas, porquê alguém fala que está com inópia e com sede e não vamos ajudar?”, comentou ela no Instagram.
09/09 – Liberdade condicionada
Em seguida cinco dias de prisão no Recife, a justiça mandou soltar a advogada e influenciadora, que foi beneficiada pelo julgamento de habeas corpus.
O pedido foi outorgado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que concedeu prisão domiciliar à empresária. Ela deverá usar tornozeleira eletrônica. A justiça levou em consideração Deolane ter um fruto menor de 12 anos.
As filhas Deolane, Dayanne e Daniele Bezerra lamentaram o veste de Solange Alves Bezerra, mãe da advogada, permanecer encarcerada.
“Vamos trespassar com a Deolane, mas precisamos mais do que nunca da força de vocês para tirar minha mãe de lá. Minha mãe é simples, não tem zero com o que justifique essa prisão”, disse Dayane Bezerra em vídeo.
Segundo a Secretaria de Gestão Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP/PE), a influenciadora seguiu a rotina de outras mulheres privadas de liberdade, na unidade prisional.