Moradores da povoado de onde veio a família da democrata Kamala Harris, na Índia, se preparam para fazer orações pela candidata na próxima terça-feira (5), dia da eleição presidencial nos Estados Unidos. O templo hindu localizado no sul indiano fica sobre 13 milénio quilômetros de Washington.
O avô materno de Harris, P.V. Gopalan, nasceu há mais de um século na povoado de Thulasendrapuram, que atualmente é o estado de Tamil Nadu, no sul da Índia.
“Haverá uma reza peculiar na manhã de terça-feira”, disse G. Manikandan, um morador que administra uma pequena loja perto do templo. “Haverá celebrações se ela vencer.”
No templo, o nome de Harris está gravado em uma pedra que lista doações públicas, junto com o de seu avô. Do lado de fora, uma grande fita deseja sucesso à “filha da terreno” na eleição.
Gopalan e sua família migraram algumas centenas de milhas para a cidade costeira de Chennai, capital de Tamil Nadu, onde ele trabalhou porquê sobranceiro funcionário do governo até sua aposentadoria.
A vila recebeu atenção global há quatro anos, quando seus moradores rezaram pela vitória do Partido Democrata, de Harris, em 2020 antes de comemorar sua posse porquê vice-presidente dos EUA. Eles comemoraram acendendo fogos de artifício e distribuindo comida.
Harris e seu rival republicano Donald Trump lutam para levar apoiadores às urnas em uma disputa historicamente acirrada, o que significa que pode levar dias transpor o resultado.