Narges Mohammadi, iraniana ganhadora do prêmio Nobel da Sossego, foi libertada da prisão temporariamente em seguida a suspensão de sua pena para um tratamento médico, disse o marido dela, Taqi Rahmani, à Reuters nesta quarta-feira (4).
Mohammadi está cumprindo várias sentenças na prisão de Evin, em Teerã, por acusações que incluem espalhar propaganda contra a República Islâmica.
“Com base na opinião do médico judicial, o gabinete do promotor de Teerã suspendeu a sentença de prisão de Narges Mohammadi por três semanas e ela foi libertada da prisão”, afirmou o jurisperito Mostafa Nili no X nesta quarta.
“A razão para isso é sua requisito física em seguida a remoção de um tumor e uma operação de enxerto ósseo realizada há 21 dias. Seu tumor era felizmente benigno, mas ela deve ser examinada a cada três meses”, explicou.
Mohammadi recebeu o prêmio Nobel da Sossego em 2023, em seguida sua campanha de três décadas pelos direitos das mulheres e pela anulação da pena de morte no Irã.
O encarregado do Comitê Norueguês do Nobel, que concede o prêmio, afirmou estar “profundamente preocupado com a doença e a dor persistentes dela”.
“Pedimos às autoridades iranianas que acabem permanentemente com sua prisão e garantam que ela receberá tratamento médico adequado para suas doenças”, ressaltou Joergen Watne Frydnes em uma enunciação.