Baixa pressão que formará ciclone subtropical Biguá traz muita chuva

#Compartilhar:

ROSINARA FERREIRAUm núcleo de baixa pressão que avançou do Nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul e que nas próximas horas dará origem ao furacão subtropical Biguá rente à costa do Litoral Sul gaúcho foi responsável por trazer elevados volumes de chuva em diversas cidades gaúchas desde ontem.

De convénio com dados de estações do Instituto Vernáculo de Meteorologia, os maiores acumulados de precipitação desde ontem até às 9h da manhã deste sábado foram de 100 mm em Quaraí, 75 mm em Porto Jubiloso (zona Sul), 58 mm no Chuí, 52 mm em Teutônia, 49 mm em Campo Bom, 46 mm em Santa Maria e Bagé, e 44 mm em Caçapava do Sul.

Já a rede do Meio Vernáculo de Monitoramento de Desastres (Cemaden) registrou no mesmo período volumes de chuva de 81 mm em São Jerônimo, 69 mm em Sigilo e Viamão, 63 mm em Canoas, 58 mm em Caxias do Sul e Gravataí, 55 mm em Alvorada, 54 mm em Erechim, 53 mm em Lajeado e 50 mm em Novidade Petrópolis.

Os dados mostram que Porto Jubiloso e região metropolitana estão entre as áreas em que mais choveu no Rio Grande do Sul com acumulados de 50 mm a 80 mm na maioria dos municípios da região.

Choveu muito possante em alguns momentos na capital, sobretudo no final da sexta e nas primeira horas deste sábado. Na estação de referência do Jardim Botânico, a chuva foi de 52 mm até às 9h de hoje, mas em Belém Novo o órgão mediu 78 mm.

O tempo segue instável neste sábado e ainda no domingo no Rio Grande do Sul com chance de chuva na maioria das regiões, embora ocorram intervalos de melhoria até com aberturas em diferentes pontos.

Pancadas localmente fortes a torrenciais em alguns momentos podem ser afetar o Sul o Leste do estado. Não será chuva volumosa generalizada e tampouco contínua, mas em alguns pontos pode atingir marcas até de 100 mm ou mais. Nos locais onde mais chover há risco de alagamentos e inundações.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter chegada ao meio no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima