Veja o que se sabe sobre a alta de Lula após cirurgia na cabeça

#Compartilhar:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois receber subida neste domingo (15).

Lula estava internado desde a madrugada da última terça-feira (10), quando precisou passar por uma cirurgia de emergência para sofrear uma hemorragia intracraniana.

Veja o que se sabe sobre a subida do presidente:

Até quando Lula vai permanecer em São Paulo?

O médico pessoal do presidente e apresentador do programa CNN Sinais Vitais, Dr. Roberto Kalil Fruto, explicou que Lula deve permanecer na capital paulista até a próxima quinta-feira (19).

A equipe médica optou pela permanência do presidente em São Paulo para um “seguimento mais de perto”.

Até quando Lula passará por avaliações médicas?

À CNN, Dr. Kalil disse que Lula será monitorado e deve passar por avaliações médicas até quinta-feira.

“Ele teve subida hospitalar, logo é evidente que vai passar por algumas avaliações médicas, mas de rotina”, afirmou Kalil. O médico disse ainda que nenhum médico ficará na residência junto com Lula, mas há uma equipe, liderada pela doutora Ana Helena Germoglio nas proximidades.

Na quinta será realizada uma tomografia para reavaliação do quadro de Lula quadro e, se o resultado decorrer conforme o previsto pelos médicos, o presidente poderá retornar para Brasília.

Kalil explica que esse primeiro mês pós-operatório requer mais “desvelo” e que o presidente deve permanecer atilado a sintomas uma vez que: dores de cabeça e sonolência.

“Isso [a hemorragia] foi uma situação mais delicada, eu acho que a cautela se faz necessária.”, completou.

Lula já pode voltar a trabalhar?

Sim. Segundo a equipe médica que atende o presidente, ele pode voltar para suas atividades normalmente.

Durante uma entrevista coletiva depois sua subida, o gerente do Executivo anunciou que deve fazer uma reunião ministerial ainda em 2024.

Kalil disse que Lula está autorizado a fazer atividades compatíveis ao seu função, uma vez que reuniões e despachos internos.

Entretanto, ele pode realizar exercícios físicos nem realizar viagens internacionais. Voos de curta duração estão autorizados.

Uma vez que foi o acidente de Lula?

Lula destalhou neste domingo uma vez que foi seu acidente, em outubro.

De combinação com o relato do presidente, ele estava cortando as unhas das mãos quando se acidentou.

“Eu não estava cortando a unha do pé. Eu estava cortando a unha da mão. Eu não estava em pé. Eu estava sentado. Eu já tinha desagregado a minha unha, já tinha lixado a minha unha”, disse.

“Quando eu fui vigiar o estojo, eu em vez de levantar e terebrar a gaveta, eu tentei distanciar o meu bumbum do banco. O banco era rotundo e eu caí. E bati com a cabeça na hidromassagem e fez um estrago razoável”, prosseguiu.

O que Lula sentiu?

Antes de ser internado em São Paulo, Lula disse que “sentiu coisas estranhas”.

“Uma vez que eu tomei sol, eu achei que era um problema do sol. Fui para moradia no domingo. Estava razoavelmente muito. Na segunda, eu acordei sentindo algumas coisas estranhas. Algumas coisas estranhas nos meus passos”, detalhou Lula.

O gerente do Executivo disse que sentiu dor de cabeça, sono e “passos lerdos”.

Em razão da persistência dos sintomas, Lula contou que chamou a médica Ana Helena Germoglio para determinar seu quadro. O presidente passou por um fiscalização ainda na segunda-feira (9), em Brasília, que constatou a hemorragia intracraniana.

“A dor de cabeça continuou e continuei achando que era por pretexto do sol. No final da tarde, chamei a Dra. Ana no meu gabinete e disse a ela que estava sentindo umas coisas estranhas. Eu estava sentindo meus passos mais lerdos, com os olhos vermelhos, com muito sono”, disse.

Ainda relatou que os médicos ficaram “assustados” com o seu quadro de saúde e, por essa razão, foi transferido em caráter de urgência para São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia.

“Eles ficaram assustados e pediram para eu ir urgente para São Paulo. Uma vez que eu achava que estava curado, eu confesso a vocês que fiquei um pouco assustado pelo volume de prolongamento da quantidade de líquido na minha cabeça. Fiquei preocupado”, contou.

Lula precisou esperar avião voltar para Brasília

Segundo Lula, apesar da urgência, foi necessário esperar o retorno do avião presidencial, que estava no Rio de Janeiro, para viajar para São Paulo.

“Com a urgência que eles pediram para eu vir para cá, nós decidimos vir rápido. Lamentavelmente, o meu avião não estava em Brasília. Estava no Rio de Janeiro. Tive que esperar o avião vir do Rio de Janeiro para me pegar”, afirmou.

Source link

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima