O avião sul-coreano que explodiu no Aeroporto Internacional de Muan neste domingo (29) fez um pedido de socorro logo posteriormente a torre de controle alertar sobre a presença de pássaros no espaço airado, segundo informações do Ministério de Transporte.
Inicialmente, a aeroplano tentou pousar na pista n°1, quando a torre de controle avisou que havia pássaros e que era verosímil uma colisão. Aproximadamente um minuto depois, o piloto fez um pedido de socorro à torre.
A mediano ainda instruiu o avião a pousar na direção oposta, na pista n.º 19. O piloto seguiu as instruções, chegando a atingir o solo antes de se incubar contra uma parede.
A tentativa de pouso ocorreu aproximadamente dois minutos posteriormente o piloto ter feito o pedido de socorro, espargido uma vez que “Mayday”, segundo o ministério. As autoridades continuam a investigação.
Caixa-preta foi recuperada
A caixa-preta de gravação de dados de voo foi recuperada pelo comitê de investigação de acidentes, enquanto o dispositivo de gravação de voz ainda não foi renovado, concluíram autoridades do ministério em uma reunião.
Os gravadores de dados de voo, ou as chamadas “caixas-pretas”, dão aos investigadores de segurança da aviação fatos cruciais para a compreensão do acidente.