Um vídeo divulgado pela Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia nesta quarta-feira (8) indica o potente poder de devastação dos incêndios que atingem Los Angeles.
As imagens mostram as chamas engolindo uma moradia e linhas de vontade caídas balançando em meio a fortes ventos.
Veja o vídeo:
Queima fora de controle
O condado de Los Angeles, na Califórnia, o mais populoso dos Estados Unidos, está sendo atingido por quatro incêndios florestais que se espalharam rapidamente devido ao tempo sequioso e ventos fortes desde a tarde de terça-feira (7).
Ao menos duas mortes foram registradas e um número “significativo” de pessoas ficaram feridas, segundo Anthony C. Marrone, encarregado de bombeiros. O maior incêndio, em Pacific Palisades, destruiu milénio estruturas e queimou mais de 2 milénio hectares.
A cidade de Los Angeles declarou estado de emergência ainda na terça-feira, enquanto 100 milénio pessoas estavam sob aviso de desocupação de suas residências.
Vento e tempo sequioso pioram o cenário
As rajadas de vento estão se aproximando de 170 km/h, intensificando e espalhando os incêndios. A vento dificulta os combates, autoridades relataram que algumas aeronaves tiveram que pousar mais cedo na terça-feira (7) devido ao vento. A previsão é que as rajadas piorem durante esta quarta-feira (8).
“Esta provavelmente será a tempestade de vento mais destrutiva desde 2011, que causou danos extensos a Pasadena e à região do Vale de San Gabriel”, alertou o Serviço Vernáculo de Meteorologia.
Emergência climática
A Califórnia tem maduro uma grande diferença no clima entre as regiões, com chuvas supra da média no setentrião do estado, enquanto algumas partes do sul não têm visto mais de seis milímetros de chuva desde o início de julho do ano pretérito.
Os incêndios florestais são alimentados por uma série de fatores, tanto naturais quanto causados pelo varão, mas cientistas afirmam que o aquecimento global tende a fomentar incêndios cada vez mais intensos e graves.