Em unicamente 30 minutos na tarde desta terça-feira (14), o município de Itambé, na região Sudoeste da Bahia, acumulou 70 milímetros de chuva. De contrato com a Secretaria Municipal de Meio Envolvente da cidade, o volume de chuva provocou inúmeros estragos, deixando muitas famílias desabrigadas e desalojadas.
A região do Riacho do Barro, no bairro Valdomiro Santos, foi uma das mais afetadas, com diversas casas submersas.
A Secretaria de Assistência Social informou, que até o momento, 52 famílias estão sendo atendidas.
Os moradores foram forçados a excretar suas casas rapidamente, deixando para trás móveis, eletrodomésticos, roupas e documentos pessoais.
Ou por outra, a prefeitura informou que está cadastrando as famílias atingidas para o recebimento de cestas básicas, vestimentas, cobertores, colchões e outros itens essenciais.
A governo municipal também montou um abrigo provisório e começou a receber as famílias atingidas e que vai declarar Situação de Emergência por conta das áreas afetadas pelas chuvas, principalmente na zona urbana.
A Resguardo Social Municipal está acompanhando de perto as famílias atingidas, isolando as áreas de maior risco e monitorando a situação.
Desde a última semana, equipes da Resguardo Social estão percorrendo áreas de risco e monitorando as margens dos rios Pardo e Verruga, tanto na zona rústico quanto na urbana.
Chuvas no estado
De contrato com o último boletim da Resguardo Social do Estado (Sudec), divulgado às 09h desta terça (14), 66 municípios foram afetados pelas chuvas e 5 estão em Situação de Emergência:
- Jaguaquara, Decreto Nº 152, 11/01
- Maiquinique, Decreto Nº 28, 12/01
- Itajuípe, Decreto Nº 148, 13/01
- Floresta Azul, Decreto Nº 39, 13/01
- Coaraci, Decreto Nº 8090, 13/01
Ou por outra, 271 pessoas estão desabrigadas, 957 desalojadas, 2 feridas e um totalidade de 2.211 pessoas foram afetadas.
Siga o Via Rústico Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de taxa. Clique cá e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!