O governo de Mato Grosso instituiu na sexta-feira (17) uma sala de situação para monitoramento e atendimento das cidades afetadas pelas chuvas intensas que atingiram a região. Segundo a Resguardo Social, 16 municípios estão em estado de alerta.
Segundo o Meio de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), na primeira quinzena de janeiro, a média de chuvas registradas no estado foi de 171,4 mm. O número representa 80% da média contabilizada durante todo o mês de janeiro de 2024, que foi de 215 mm.
Os municípios de Paranatinga e Confresa estão em situação de emergência e registraram inúmeros alagamentos em ruas e casas.
De negócio com o Meio Pátrio de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Paranatinga registrou 74 mm de chuvas entre quinta-feira (16) e sexta-feira. Já em Confresa foram registrados 135 mm.
Confira aquém a lista de cidades que estão sob monitoramento:
- Paranatinga
- Confresa
- Rio Branco
- Salto do Firmamento
- Basta Paraguai
- Cuiabá
- Nobres
- Arenápolis
- Barra do Bugres
- Campo Novo do Parecis
- Denise
- Novidade Marilândia
- Novidade Olímpia
- São José do Rio Simples
- Lucas do Rio Virente
- Chapada dos Guimarães
Alerta de transe
O Instituto Pátrio de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (18) um alerta de transe para o estado. A previsão é válida até a manhã de domingo (19).
De negócio com o órgão, há risco de chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos de 60 a 100 km/h, namoro de virilidade elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
*Sob supervisão de Douglas Porto