Um incêndio deixou um galpão algodoeiro parcialmente destruído na madrugada desta terça-feira (21), em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, próximo a BR-020, sentido Brasília.
De tratado com o Corpo de Bombeiros, equipes da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM), foram acionadas por volta das 02h50 da manhã.
Ao chegarem ao lugar, a primeira equipe constatou que o lume já havia se alastrado por metade do algodão armazenado no galpão.
![aréa interna de galpão atingido pelo fogo em luís eduardo magalhães](https://imagens-cdn.canalrural.com.br/2025/01/incendio-algodoeira-lem-1-foto-17-bombeiros-4-1024x768.jpeg)
A ação rápida dos bombeiros, com o uso de uma Auto Tanque Explosivo (ATB), caminhões-pipa, retroescavadeiras e o suporte de funcionários da empresa, foi fundamental para controlar as chamas e evitar a devastação completa da estrutura.
Ainda de tratado com o Corpo de Bombeiros, por volta das 8h20, uma segunda equipe deu ininterrupção ao trabalho, realizando o resfriamento do material ainda em esbraseamento.
![fogo destruiu algodão que estava armazenado em galpão de uma empresa em Luís eduardo magalhães](https://imagens-cdn.canalrural.com.br/2025/01/incendio-algodoeira-lem-1-foto-17-1-1024x768.jpeg)
![fogo destruiu algodão que estava armazenado em galpão de uma empresa em Luís eduardo magalhães](https://imagens-cdn.canalrural.com.br/2025/01/incendio-algodoeira-lem-1-foto-17-1-1024x768.jpeg)
Para isso, foi necessário terebrar acessos e derrubar paredes com o auxílio de retroescavadeiras, dissipando o calor e permitindo que as máquinas iniciassem a retirada dos sobras queimados no processo de rescaldo.
Não houve feridos e apesar das perdas materiais, a atuação dos bombeiros foi decisiva para impedir que o incêndio atingisse os fardos de algodão armazenados na secção externa do galpão.
Até a publicação desta reportagem, não há informações sobre o que teria causado o incêndio no galpão de armazenamento da ligamento.
Ou por outra, não foi informado o número de fardos de algodão armazenados e que foram atingidos pelo lume. A operação só foi concluída na secção da tarde.
Siga o Ducto Rústico Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de taxa. Clique cá e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!