O futebol pelas lentes de gênero será o principal tema do próximo programa DR Com Demori, que recebe a colunista, comentarista e jornalista esportiva Milly Lacombe. Na entrevista, a escritora reflete sobre sua trajetória pessoal e profissional, fala sobre incidente que viveu de “cancelamento” nas redes sociais e comenta os desafios de ser mulher no universo do futebol – meio esportivo intrinsecamente ligado ao machismo, à misoginia e aos abusos sexuais, segundo ela. A atração vai ao ar às 23h desta terça-feira (29), na TV Brasil.
Considerada um dos principais nomes femininos do jornalismo esportivo, Milly Lacombe tem uma curso marcada pelo pioneirismo. Na conversa, a comentarista relembra a polêmica com o jogador Rogério Ceni, em 2006, durante um programa do SporTV, no qual o acusou de falsificar uma assinatura em uma proposta do Arsenal. “Uma mulher, quando erra, não erra sozinha, mas sim pelo gênero. Portanto, eu não errei sozinha. Foi uma vez que se pudessem, finalmente, justificar a teoria de que não podemos gostar de futebol”, lembrou.
Na ocasião, embora tenha reconhecido o erro, a profissional sofreu diversas ameaças e xingamentos, o que a levou a se distanciar, por um tempo, da cobertura jornalística do futebol. Lacombe identifica uma vez que machismo o incidente que enfrentou, mas também explica uma vez que lidou com a situação: “É evidente que houve uma reação ao meu erro, mas o erro original é meu. Se eu não me apropriar dele, não vou para lugar nenhum, entendeu?”.
As diversas experiências na dimensão a proporcionaram uma compreensão aprofundada das vivências de mulheres no jornalismo esportivo. “O futebol será o último espaço onde o machismo deixará de subsistir. É um meio muito concentrado e poderoso. Um reduto da misoginia”, afirma. Outrossim, a entrevistada discute uma vez que as diferentes socializações de gênero se manifestam no futebol. “Os homens se constroem em oposição ao que é ser mulher”, lamenta.
A jornalista também avalia que o futebol atual se baseia em uma agenda econômica neoliberal. “Virou uma planilha, tudo precisa ter dispêndio e mercê. Essa estudo objetiva é tudo, menos futebol”, finaliza.
O DR com Demori também está disponível, na íntegra, no Youtube e no aplicativo TV Brasil Play. O programa ainda é transmitido em áudio, simultaneamente, na Rádio MEC, e as entrevistas ficam disponíveis em formato de podcast no Spotify.
Sobre o programa
O programa Dando a Real com Leandro Demori, ou simplesmente DR com Demori, traz personalidades para um bate-papo direto e aprofundado na tela da TV Brasil. Já passaram pela mesa nomes uma vez que o ministro do Supremo Tribunal Federalista, Gilmar Mendes; a deputada federalista Erika Hilton; o ex-ministro José Dirceu, o ator Caio Blat, a cantora Zélia Duncan; e o fundador da margem Pink Floyd, Roger Waters.
Serviço
DR com Demori – Milly Lacombe
Terça-feira, 29 de julho, às 23h, na TV Brasil e Rádio MEC.
Quarta-feira, 30 de julho, às 4h30, na TV Brasil.