Os pernambucanos agora têm mais um patrimônio para invocar de seu. O Grupo Guerreiros do Passo foi reconhecido porquê o mais novo Patrimônio Cultural Intáctil do Recife. O título foi outorgado pela Câmara de Vereadores da capital pernambucana ao grupo fundado há 20 anos.
Os Guerreiros realizam pesquisas e ações gratuitas voltadas à preservação, memória, disseminação e salvaguarda do frevo. Promovem ocupações culturais em espaços públicos com arte, ensino e cultura, ampliando o aproximação a esse muito impalpável e mantendo vivo o legado do Rabi Promanação do Passo.
Entre as principais contribuições do grupo está a geração de uma metodologia de ensino do frevo, que já formou inúmeros passistas e professores. Esse trabalho consolidou o Rabi porquê referência para grupos e escolas de dança em Pernambuco.
Entre os projetos do grupo estão: Frevo na Rossio, a Oficina de Conserto e Montagem de Sombrinhas de Frevo, o Laboratório do Passo e a aula-espetáculo O Frevo, que apresenta a história e a evolução da dança.
Recentemente, os Guerreiros do Passo representaram o frevo no Festival de Cannes, na França, com apresentações na Riviera Francesa e em Paris, durante a estreia do filme O Agente Secreto, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Rebento.
E no próximo sábado, 9 de agosto, o grupo retoma o projeto Frevo na Rossio, em clima de celebração. A lição ao ar livre é gratuita e ocasião ao público, e será realizada todos os fins de semana, na Rossio do Hipódromo, a partir das 15h.