Com o objetivo de dar um destino sustentável a um dos resíduos mais desafiadores da vida urbana, a Secretaria da Administração do estado e a ReciclANIP iniciaram em 2010 uma parceria estratégica de logística reversa. A Bahia foi o primeiro estado brasileiro a formalizar esse tipo de convênio. Em todos esses anos, mais de 15.300 pneus inservíveis foram recolhidos da frota oficial baiana.![]()
Rafael Rios, coordenador de material permanente da Superintendência de Recursos Logísticos da SAEB, destaca que a iniciativa começou assim que foi aprovada a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Já em 2010 a gente iniciou essa parceria com a ReciclANIP. Então, essa parceria é feita por convênios de cooperação, sem custo nenhum para ambas as partes. A ReciclANIP, só para explicar, ela é uma associação vinculada à ANIP, que é a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos.
O convênio, que opera sem custos para os cofres públicos, garante que itens de veículos como viaturas policiais e ambulâncias, que antes poderiam se tornar focos de doenças ou poluentes ambientais, sejam transformados em matéria-prima para criação de asfalto ecológico e até de combustíveis para a indústria de cimento. O recolhimento é periódico. Assim que o estoque atinge uma quantidade mínima, geralmente dois mil pneus de passeio ou 300 de carga, a ReciclANIP faz a retirada.
O descarte de pneus velhos no Brasil é um grande desafio ambiental e de saúde pública, com cerca de 450 mil toneladas giradas anualmente. Os pneus levam cerca de 600 anos para se decompor na natureza.
Publicado: Viamix Rádio Web | Fonte: Agência Brasil
