Cheia atinge doze municípios do Amazonas

#Compartilhar:

A cheia dos rios já começa a impactar de forma significativa o interior do Amazonas. Doze municípios do estado entraram em situação de emergência, conforme informações da Defesa Civil do Amazonas. Mais de 112 mil pessoas já enfrentam os efeitos diretos da elevação do nível das águas.

Na prática, a situação resulta em alagamentos, tanto em áreas urbanas quanto rurais, isolamento de comunidades e prejuízos materiais relevantes. A cheia integra o ciclo hidrológico natural da região, iniciando-se entre outubro e novembro e intensificando-se até o mês de junho.

Contudo, o cenário torna-se mais preocupante quando ocorre de forma antecipada ou com maior intensidade, como já observado em áreas do sul do estado, especialmente na bacia do Rio Purus. Atualmente, a situação segue sob monitoramento contínuo. Outros sete municípios encontram-se em estado de alerta, 15 em atenção e 28 permanecem em condição de normalidade, incluindo a capital Manaus.

Em Manaus, o nível do Rio Negro atingiu a marca de 25 metros e 50 centímetros. Embora ainda esteja abaixo do registrado no mesmo período do ano anterior, a tendência é de elevação contínua. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, o rio pode alcançar cerca de 28 metros até junho.

Em meio a esse cenário, medidas de apoio começam a ser disponibilizadas. Moradores de municípios como Eirunepé, Itamarati e Boca do Acre já podem solicitar o saque do FGTS por motivo de calamidade. O valor pode chegar a um pouco mais de 6 mil reais.

 




Publicado: Viamix Rádio Web | Fonte: Agência Brasil

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima