O Rio Grande do Sul ingressa a partir de hoje em um período de instabilidade que trará chuva para o estado por muitos dias seguidos, esperando-se precipitação ao menos em secção do território gaúcho todos os dias até o início da semana que vem.
A mudança do tempo ocorre pelo ingresso de ar quente em altitude que encontra ar mais indiferente ao Sul, formando nuvens e trazendo instabilidade para o Rio Grande do Sul posteriormente várias jornadas de tempo firme e gelado.
A partir desta quinta, o território gaúcho vai estar na zona de transição entre ar mais indiferente ao Sul e ar mais quente ao Setentrião, o que trará enorme diferença de temperatura entre o Sul do estado, com indiferente, e Setentrião gaúcho, sob ar mais quente.
De conformidade com a estudo da MetSul Meteorologia, a precipitação nesta quarta deve afetar mais a filete mediano do estado, o que inclui cidades porquê Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Contente. Vai chover ainda em alguns pontos da Metade Setentrião. Apesar disso, aberturas de sol podem ocorrer, sobretudo no Sul.
O tempo segue instável com chuva amanhã em torno da filete mediano do estado. Na sexta, a instabilidade alcança a maioria das regiões, exceção de localidades perto da fronteira com o Uruguai e mais ao Sul do estado.
No termo de semana, o tempo firme predomina no Oeste, no Núcleo e no Sul gaúcho, entretanto no Setentrião e no Nordeste do estado haverá ainda maior nebulosidade com chance de chuva e garoa em cidades porquê da Grande Porto Contente, vales, Serra, Litoral Setentrião, Aparados da Serra, Leste do Planalto Médio e Superior Uruguai.
A instabilidade deve predominar ainda no início da semana que vem em cidades do Setentrião e do Nordeste do Rio Grande do Sul, em privado entre a Serra, os Campos de Cima da Serra e o Litoral Setentrião.
Os mapas aquém mostram a projeção de chuva acumulada dia a dia até o início da semana que vem com base na rodada da 0Z desta quarta-feira do padrão do Núcleo Meteorológico Europeu, disponível aos nossos assinantes (assine cá).
Porquê pode se observar pelos mapas, a chuva não deve afetar todo o território gaúcho e tende a se dar exclusivamente em secção do Rio Grande do Sul hoje e nos próximos dias. Áreas mais ao Sul do estado podem permanecer sem registro de precipitação.
A MetSul Meteorologia enfatiza que os volumes de chuva indicados para os próximos dias não serão muito altos em grande secção das cidades e não trazem preocupação com enchentes. Pontos do Núcleo e do Nordeste gaúcho podem ter mais chuva com marcas perto e supra de 50 mm.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter aproximação ao meato no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.