Entenda como um forte terremoto no Chile faz a terra tremer no Brasil

#Compartilhar:

Um grande terremoto de magnitude 7,4 sacudiu o deserto de Atacama, no Setentrião do Chile, na noite de quinta-feira e foi sentido também em outros países da América do Sul, inclusive em alguns estados brasileiros porquê São Paulo e Minas Gerais.

ARTE | ANADOLU

O terremoto de magnitude 7,4, de negócio com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, teve epicentro localizado a 45 quilômetros da cidade chilena de San Pedro de Atacama. O sistema foi profundo e se deu a 117 quilômetros inferior da superfície.

As autoridades chilenas informaram preliminarmente da morte de um varão na cidade de Calama, o principal núcleo urbana do deserto de Atacama e que tem o aeroporto que recebe os turistas que visitam a região.

Conforme o governo do Chile, não houve danos estruturais consideráveis na região. Uma ponte teria tombado. Registrou-se falta de vigor, mas o serviço já foi restabelecido na maioria das áreas.

O trepidação sísmico no Chile foi percebido em países porquê Argentina, Bolívia, Peru e Brasil. No território brasílico, a terreno tremeu em estados porquê São Paulo e Minas Gerais, incluindo a cidade de São Paulo, onde moradores de diversos bairros relataram o tremor de terreno.

Por que um terremoto tão distante é sentido no Brasil? De negócio com Sergio Fontes, do Observatório Vernáculo (ON/MCTI), o perfil geológico da América do Sul é propício para que as ondas sísmicas viajem a longas distâncias.

“O que faz com que um terremoto possa ser sentido a uma intervalo tão grande são as condições geológicas dessas regiões. Se você está sobre uma bacia sedimentar, por exemplo, você tem rochas menos consolidadas e essas rochas tendem a amplificar o sinal sísmico, o sinal do terremoto, ao se propagar pelo interno da Terreno”, explica.

“Ao chegar em regiões sedimentares, encontram repercussão e se amplificam. Com isso, é provável você sentir, mesmo na intervalo que São Paulo se encontra do Chile”, destacou o técnico.

É o caso da cidade de São Paulo. O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP observa que “a cidade de São Paulo está localizada sobre uma bacia sedimentar que possui a propriedade de amplificar ondas sísmicas”. Em nota, o instituto destacou que, “apesar da sensação estranha sentida pelas pessoas, as chances de danos estruturais causados por um tremor tão distante são bastante pequenas”.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter entrada ao meato no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima