O término de semana terá chuva nos três estados do Sul do Brasil e que deve prosseguir na segunda-feira em secção da região, intensificando-se sobre Santa Catarina e o Paraná. A instabilidade será reforçada entre o domingo e a segunda-feira pela atuação de uma frente fria.
A frente será impulsionada por uma volume de ar indiferente que vai progredir neste término de semana pela Argentina e o Uruguai. Diferentemente da irrupção de ar indiferente do primórdio de julho, esta volume de ar terá trajetória marítima e vai estar associada a um núcleo de subida pressão que ficará sobre o Atlântico.
Antes mesmo da chegada da frente fria, ainda sob domínio de ar mais quente, espera-se a ocorrência de instabilidade neste sábado e que tende a afetar diversas regiões do Rio Grande do Sul e alguns pontos de Santa Catarina e do Paraná.
Nascente sábado terá maior presença de nuvens, embora o sol apareça em diferentes localidades ao menos em secção do dia. No discurso do dia, a atmosfera se instabiliza no Rio Grande do Sul.
Já chove em alguns pontos de manhã, mas a chuva atinge um maior número de localidades da tarde para a noite. Porquê a chuva tende a ser muito irregular, não se espera que chova em todo o estado hoje.
Amanhã, a frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul e chove com queda de temperatura e mudança do vento para Sul. A queda da temperatura será maior na Metade Sul. Tal porquê neste sábado, a chuva será irregular e mal distribuída.
Na segunda-feira, a frente fria se desloca pelo Sul do Brasil e traz chuva para os três estados da região. No Rio Grande do Sul, a verosimilhança de chover é maior na Metade Setentrião, mormente entre a madrugada e de manhã, apesar que ainda da tarde para a noite não se afaste instabilidade no Nordeste gaúcho, porquê na Serra.
Também na segunda-feira, a frente fria provoca chuva na maior secção de Santa Catarina e ainda em diversos pontos do Paraná. A atmosfera pode se instabilizar na segunda também no Sul do Mato Grosso do Sul e em pontos do Sul do estado de São Paulo.
Os mapas aquém mostram as projeções de chuva acumulada em 72 horas até às 21h de segunda-feira com base nos dados do protótipo de subida solução WRF inicializado com o os modelos numéricos do Núcleo Meteorológico Europeu (ECMWF) e GFS dos Estados Unidos.
A tendência é que a chuva se concentre mais na Metade Setentrião do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e na Metade Sul do Paraná. Os acumulados na maioria dos locais vão ser baixos, mas em alguns pontos a precipitação pode permanecer entre 30 mm e 50 mm com marcas isoladamente superiores.
E temporais? Há um plebeu potencial de tempo severo no Sul do Brasil na atuação deste sistema frontal. Qualquer ocorrência na região, se vier a suceder, entretanto, tende a ser bastante isolada com maior risco de queda de saraiva localizada.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter aproximação ao ducto no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.