Frente fria traz chuva e o retorno do frio com vento Sul neste domingo

#Compartilhar:

Frente fria trará chuva em Porto Prazenteiro e no interno | ALEX ROCHA/PMPA

Frente fria começa a proceder pelo Rio Grande do Sul neste domingo com chuva em várias regiões, mudança do vento para o quadrante Sul e queda de temperatura, encerrando um período de vários dias de temperatura supra da média.

O domingo no Rio Grande do Sul será de tempo instável com firmamento nublado a encoberto pela atuação da frente fria. Chove e garoa na maioria das regiões, com intensidade maior do Núcleo para o Setentrião do estado. São esperadas trovoadas em alguns pontos do estado.

A chuva terá uma vez que marca a irregularidade na distribuição e, no universal, os volumes não devem ser altos. Pontos isolados podem ter precipitação moderada a possante em alguns momentos pela atuação do sistema frontal.

Ar mais indiferente ingressa pela Metade Sul e, com isso, a temperatura não varia muito e estará mais baixa que nos últimos dias. As mínimas ocorrem à noite na maior segmento do estado à medida que ingressa o ar indiferente com vento Sul.

Várias cidades do Sul do estado devem ter uma tarde com temperatura entre 11ºC e 13ºC, portanto indiferente, enquanto no Noroeste gaúcho haverá localidades com 22ºC a 24ºC no mesmo horário.

No final do dia, o ar mais indiferente atuará principalmente no Núcleo, Oeste e o Sul do estado, ingressando com vento moderado e ocasionais rajadas em alguns pontos. À noite, pontos da fronteira com o Uruguai e da Campanha podem ter marcas de um dígito (inferior de 10ºC).

Os mapas inferior mostram as projeções de chuva para a madrugada, manhã, tarde e a noite deste domingo do protótipo do Núcleo Meteorológico Europeu (ECMWF) em que se observa uma vez que a instabilidade afetará o Rio Grande do Sul e outras áreas do Sul do Brasil.

METSUL

Na segunda-feira, a frente fria se desloca pelo Sul do Brasil e traz chuva para os três estados da região. No Rio Grande do Sul, a verosimilhança de chover é maior na Metade Setentrião, principalmente entre a madrugada e de manhã, apesar que ainda da tarde para a noite não se afaste instabilidade no Nordeste gaúcho, uma vez que na Serra.

A segunda-feira começará fria em quase todo o Rio Grande do Sul, entretanto não são prognosticadas marcas muito baixas na maioria dos municípios do estado. Onde deve fazer mais indiferente será na Campanha, fronteira com o Uruguai e Serra do Sudeste, onde em alguns pontos a temperatura deve tombar inferior de 5ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter entrada ao meio no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima