Um projeto desenvolvido por alunos da rede pública de Mangueirinha, no Paraná, tem despertado o interesse das crianças por meio de ciências da natureza, química e empreendedorismo.
O Escola Estadual Professora Hercília França do Promanação realizou o projeto “Produção de Cosméticos Naturais: Trabalhando a Sustentabilidade e o Empoderamento Feminino na Escola”. A proposta foi baseada em uma abordagem multidisciplinar, buscando, assim, transformar a dinâmica das aulas e expandir o envolvente escolar.
Os alunos foram incentivados a desenvolver produtos cosméticos naturais produzidos com elementos da horto da própria escola.
O primórdio de tudo
O projeto teve inicio em 2023, depois um trabalho onde os alunos desenvolveram inseticidas naturais para o combate a pragas da horto da escola. Na ocasião, a professora Flávia de Mello percebeu que os estudantes demonstravam interesse nesse tipo de temática.
“A proposta surgiu da escuta ativa com os alunos. Eles demonstravam curiosidade e afinidade com temas de autocuidado, sustentabilidade e bem-estar. Unimos isso ao teor abordado em sala e criamos uma experiência prática, na qual eles realmente veem sentido no que estão aprendendo”.
Assim, os alunos foram para o laboratório e passaram a estudar, pesquisar e desenvolver produtos uma vez que cera de carnaúba, manteiga de karité, óleo de coco e pigmentos naturais.
“Eles foram testando os produtos, adaptando as fórmulas e abandonando metodologias que não funcionavam. O pigmento do pinhão, por exemplo, foi revelado através de fervura e moedura”, relata Flávia.
Ao longo de sete meses, os alunos desenvolveram mais de 100 unidades de produtos entre batons, hidratantes labiais, xampus sólidos, sabonetes aromáticos e cremes hidratantes.
Expansão do projeto
Similarmente ao projeto de ciências, surgiu também a marca HF Cosméticos, desenvolvida na disciplina de empreendedorismo.
“Por serem totalmente naturais, atóxicos e veganos, os cosméticos podem ser utilizados com segurança. Isso nos deu tranquilidade para disponibilizá-los à comunidade escolar e ouvir os feedbacks”, conta Flávia.
O próximo passo para o projeto será a submissão dos produtos à aprovação de órgãos oficiais. A intenção é viabilizar a perenidade do projeto e expansão criativa dos alunos.
Ainda mais, o projeto também se desdobrou na produção de jóias artesanais confeccionadas utilizando fragmentos da natureza, assim uma vez que na fabricação de brincos, colares e pulseiras com os mais variados formatos.
O projeto rendeu à escola a vitória no concurso “Projeto TransformAção” realizado pela Engie, empresa de robustez renovável. A premiação foi o segundo reconhecimento recebido pela escola, sendo o primeiro pelo projeto de desenvolvimento de inseticidas naturais.
*Sob supervisão de Victor Faverin