Américo Martins: ONU pede diminuição da violência no território palestino

#Compartilhar:

A Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou grande preocupação com a recente operação militar israelense na Cisjordânia, solicitando a redução da violência no território palestino. A invasão, considerada a maior desde a segunda intifada, que terminou por volta de 2005, resultou na morte de pelo menos nove palestinos, segundo autoridades de saúde locais.

A operação está ocorrendo em quatro cidades diferentes da região, incluindo Jenin, conhecida por homiziar um grande campo de refugiados e palco de confrontos recentes. As autoridades palestinas temem um aumento significativo no número de vítimas, relatando dificuldades no chegada de ambulâncias para atender os feridos nas áreas afetadas.

Motivações e contexto do conflito

As Forças de Resguardo de Israel justificam a ação uma vez que uma resposta a supostas atividades terroristas na região, alegando que o Irã estaria contrabandeando armamentos para a Cisjordânia e tentando furar uma novidade frente de combate contra os israelenses. Esta operação ocorre em um contexto de tensões elevadas, com trocas de queimada quase diárias entre Israel e o Hezbollah no setentrião do país.

A Cisjordânia, diferentemente da Tira de Gaza, está sob o controle da Mando Palestina, não do Hamas. Desde o início do conflito em Gaza, a região tem testemunhado um aumento na violência entre palestinos e colonos israelenses em assentamentos considerados ilegais pela legislação internacional.

Reação internacional e apelo à contenção

A ONU, diante da escalada do conflito, fez um apelo para que todas as partes envolvidas busquem sofrear a violência no território palestino. A organização expressou privado preocupação com a magnitude da operação, que envolve um número significativo de unidades militares israelenses.

Nascente incidente ressalta a dificuldade e a volatilidade da situação no Oriente Médio, com potencial para desencadear uma novidade vaga de violência na região. A comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos, temendo uma expansão do conflito para além das fronteiras atuais.

Os textos gerados por lucidez sintético na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique cá para saber mais.

FONTE:CNN

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima