Até quando vai o calor excessivo no Rio de Janeiro?

#Compartilhar:

Calor excessivo no Rio de Janeiro castiga milhões de pessoas nesta quinta-feira na capital fluminense e outras cidades | FÁBIO TEIXEIRA/ANADOLU/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O Rio de Janeiro enfrenta um dia tórrido nesta quinta-feira com calor excessivo pela temperatura extremamente subida. Tanto a cidade do Rio de Janeiro uma vez que cidades da superfície metropolitana da capital fluminense registram temperaturas supra da mansão dos 40ºC na tarde de hoje.

De tratado com dados de estações do Instituto Vernáculo de Meteorologia, as maiores temperaturas até o primícias da tarde desta quinta-feira tinham sido de 40,4ºC em Marambaia; 38,8ºC em Jacarepaguá; e 38,7ºC.

As estações oficiais do órgão federalista indicaram ainda até o primícias da tarde desta quinta marcas de 40,1ºC em Niterói; 39,4ºC em Duque de Caxias (Baixada Fluminense); e 38,8ºC em Seropédica.

Por sua vez, as estações do Alerta Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro marcavam às 14h temperaturas de 41ºC em Irajá e 39ºC em São Cristovão. As máximas do dia na rede municipal serão conhecidas no final da tarde.

A cidade do Rio de Janeiro entrou no Nível de Calor 3 (NC3) às 12h40 desta quinta-feira, conforme o Núcleo de Operações da Prefeitura. O NC3 caracteriza-se quando há registro de índices de calor cimalha (36°C a 40°C) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos. A cidade tinha entrado no Nível de Calor 2 (NC2) às 11h20 de ontem.

O calor não surpreende e já era esperado. A MetSul Meteorologia alertava desde o início da semana que haveria uma escalada da temperatura no Rio de Janeiro e que esta quinta seria o dia mais quente da semana com marcas ao volta e supra de 40ºC.

Mas até quanto vai levante calor? O calor no Rio de Janeiro piora?

Portanto, os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam que o calor seguirá no Rio de Janeiro nos próximos dias com mais jornadas de temperatura bastante elevada na capital fluminense e outras cidades.

Mas com uma diferença. O pior do calor é no dia de hoje e, embora a temperatura siga subida, os próximos dias não deve ter máximas tão extremas uma vez que as de hoje. Nesta sexta, por exemplo, a nebulosidade aumenta e as máximas devem permanecer entre 33ºC e 35ºC na maior secção da cidade, não se descartando marcas superiores localizadas.

No sábado, as máximas podem atingir de 34ºC a 36ºC. No domingo, a cidade do Rio de Janeiro pode apontar temperaturas de 32ºC a 33ºC. Na segunda, voltaria a esquentar mais com máximas de 37ºC a 39ºC. Na terça, uma frente fria com muitas nuvens e chuva enfim traria um consolação.

Assim, a temperatura segue subida ainda por mais alguns dias no Rio de Janeiro com máximas por vezes muitos elevadas, entretanto sem os valores extremos de hoje. Uma quebra na sequência de dias muito quentes a escaldantes tende a ocorrer na próxima terça com a chegada de uma frente fria e chuva, apesar de que o calor nos próximos dias pode provocar pancadas de chuva e temporais isolados passageiros.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter chegada ao ducto no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima