Aos 30 anos, Ana Isabela Godinho encara na série O Jogo Que Mudou a História o papel que mais a desafiou até agora. Na pele da prostituta Valéria, ela tem cenas de nudez e violência, além de ser assombrada pelo susto de pegar Aids. A primeira temporada da produção do Globoplay se passa entre o termo dos anos 1970 e início da dezena seguinte, idade em que a doença matava assustadoramente e pouco se sabia sobre prevenção e tratamento.
No segundo incidente, por exemplo, a personagem sofre com um injúria nojento: um cliente força a barra para ejacular dentro dela, alguma coisa que não é permitido. “É praticamente um estupro. Ela está no trabalho, e aquela idade era da Aids. Tem coisas que aconteciam ali que são muito pesadas, até difíceis para fazer a construção”, conta a tradutor.
Ana gravou várias cenas em um prostíbulo que existe na vida real, em uma comunidade do Rio de Janeiro. Um lugar que tem uma robustez pesadíssima, e ela pôde imaginar o quão multíplice é trabalhar lá, colocando-se de veste no lugar de Valéria.
“Tem muitas mulheres que trabalham assim, e eu fiquei muito impressionada. Esse lugar fica no núcleo da cidade, era um puteiro real. Quando eu entrei e olhei para o lugar, eu falei: ‘Meu Deus’. Não é um lugar de luxo, é um lugar de muita pobreza, que funciona de verdade”, recorda-se a atriz.
Para quem não viu o bordel da série, que já apareceu em alguns dos episódios disponíveis no Globoplay, é um lugar com mais de uma leito nos quartos, paredes encardidas. Alguns cômodos nem portas têm.
A atriz está muito dissemelhante na trama, pois a caracterização inclui uma peruca de cabelos lisos na fundura do ombro. Na Orbe, Ana também fez a policial Nina em Pega Pega (2018) e uma participação uma vez que Neide em Além da Ilusão (2022). Ela ainda deu vida a Dandara na décima temporada de Reis, na Record.
Vanessa Giácomo deu uma força
A tradutor conta que foi justamente graças à amizade que fez com Vanessa Giácomo na romance das sete, que inclusive foi reprisada em 2021 por pretexto da pandemia de Covid-19, que ela conquistou o papel em O Jogo Que Mudou a História. Ela estava pensando em desistir da curso e voltar para sua cidade natal, Pirenópolis (GO), em 2022.
Vanessa tinha uma reunião com o fundador da série, José Junior, e a levou junto. O roteirista ficou de chamá-la para um teste e cumpriu sua promessa. Ana gravou um teste para a personagem Lilian (Talita Younan) e acabou ficando com Valéria, que é a cunhada da primeira.
Ana agora se prepara para gravar a segunda temporada da série, mas não pode dar spoilers. Para ela, o trabalho de preparação feito pela equipe da produtora AfroReggae Audiovisual, parceira do Globoplay em O Jogo que mudou a História, é o melhor que ela já teve.
“Senti um mix de coisas quando eu li as cenas pela primeira vez, eu fiquei um pouco chocada, tinham cenas muito delicadas de serem feitas. Fiquei muito feliz com o resultado e sei que devo muito ao trabalho profundo feito na preparação. Eu sou uma pessoa muito tímida, mas ali estou o oposto”, diz.
Os dois últimos episódios da primeira temporada da série serão disponibilizados na plataforma de streaming nesta quinta-feira (11).