Baixa pressão traz cenário de risco de chuva intensa e tempestades

#Compartilhar:

A MetSul Meteorologia adverte que entre a segunda metade deste domingo e a segunda-feira a atuação de dimensão de baixa pressão atmosférica vai proporcionar a ocorrência de temporais isolados no Sul do Brasil com risco de saraiva e de rajadas de vento potente, e ainda proporcionando condições propícias à chuva potente ou intensa em pontos localizados.

GABRIEL ZAPAROLLI/ARQUIVO

O núcleo de baixa pressão vai seguir neste domingo do Paraguai e de províncias do Nordeste da Argentina em direção ao Rio Grande do Sul sob uma volume de ar quente e úmido de origem tropical.

A interação da dimensão de baixa pressão com o ar tropical muito quente e úmido deverá formar núcleos de instabilidade neste domingo com pancadas de chuva em diferentes pontos do Sul do Brasil entre a tarde e a noite.

Adverte-se que a chuva em alguns pontos, de forma isolada, pode ser de potente intensidade e acompanhada por temporais localizados, em que podem se dar rajadas de vento fortes a intensas e ainda queda de saraiva de variado tamanho.

A instabilidade maior deverá afetar inicialmente nesta segunda da metade do domingo pontos do Sul e da Campanha, e depois áreas mais ao Meio do estado. O calor e a umidade formam áreas de instabilidade também sobre pontos isolados do Paraná e de Santa Catarina.

Modelos numéricos discrepam sobre o momento da chegada da instabilidade à dimensão de Porto Feliz e região metropolitana com alguns dados projetando a mudança do tempo para o final deste domingo e outros no primícias da segunda-feira.

Em se tratando de episódios isolados de tempo severo associados ao calor e à umidade, não há porquê se indicar onde exatamente ocorrerão os temporais fortes, o que só é verosímil em curtíssimo prazo – no que se denomina de nowcasting – a partir de imagens de satélite, radar e sensores de raios.

Estas formações de instabilidade mais severa são tão isoladas que, em regra, chegam a afetar somente poucos de bairros de uma cidade, assim é verosímil somente indicar uma macrorregião de risco horas antes e não exatamente quais áreas devem ser exatamente afetadas por chuva potente e temporais em temporais convectivos (formados por calor e umidade).

Na quinta, em Porto Feliz houve pontos da cidade em que o vento passou de 100 km/h, na zona Sul, mas não se registrou vendaval em toda a cidade. Da mesma forma, alguns bairros mais centrais tiveram chuva intensa com alagamentos e saraiva enquanto em outros próximos nem caiu saraiva e não choveu potente. Na sexta, na cidade de Guaíba, temporal solitário causou danos com queda de postes, mas na outra margem do Lago, em Porto Feliz, zero ocorreu.

Esse é o tipo de cenário que se espera para levante primícias de semana, neste domingo em privativo e de forma ainda mais isolada nesta segunda-feira, com ocorrências pontuais e localizadas de tempo severo.

Na segunda-feira, principalmente entre a madrugada e de manhã, a baixa pressão deve trazer chuva localmente potente a intensa com possibilidade de volumes altos a muito altos em limitado período em pontos do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul.

Chuva volumosa em algumas localidades

Episódios de chuva isolada volumosa são esperados no Sul do Brasil entre a tarde e noite deste domingo e durante a segunda-feira pela interação da instabilidade da baixa pressão com o ar tropical quente e úmido. Enfatiza-se que serão ocorrências localizadas e em muitas cidades pode chover pouco a ponto de em alguns setores sequer chover na Fronteira Oeste e no Noroeste.

Os mapas a seguir, que podem ser consultados pelo assinante (assine ) na seção de mapas da nossa página, mostram os acumulados de chuva indicados pelo protótipo WRF de subida solução inicializado com os modelos norte-americano GFS e o europeu.

METSUL

METSUL

Porquê se observa, no Rio Grande do Sul a chuva deve ser bastante irregular com zero de precipitação em alguns municípios e acumulados muito altos em outros, sobretudo no Sul e no Leste do estado.

Embora não haja consenso entre os modelos sobre onde deve mais chover, diversas simulações computadorizadas há dias indicam o potencial de chover muito, principalmente entre a madrugada e de manhã nesta segunda, em perímetro entre a Lagoa Mirim e periferia, o Chuí, Santa Vitória do Palmar e áreas ao Sul de Pelotas e Rio Grande, notadamente no eixo da BR-471 junto à dimensão de Curral Cima e à suplente ecológica do Taim.

Os dados apontam para esta zona mais ao Saul do estado volumes por demais elevados, de 100 mm a 200 mm, e isoladamente superiores, o que deve trazer alagamentos e inundações. Porquê se trata de uma região rústico, de baixa densidade populacional, os impactos não devem ser tão significativos. Destaca-se que em outros pontos do Leste do Rio Grande do Sul, de forma isolada, podem se produzir episódios de chuva potente a intensa com altos volumes localizados por precipitações torrenciais em limitado período.

Vai ter furacão?

Modelos numéricos de previsão nos últimos dias indicaram em vários momentos que o núcleo de baixa pressão que vai seguir para o Rio Grande do Sul entre levante domingo e a segunda-feira formaria um furacão extratropical na costa Sul do Rio Grande do Sul.

As mais recentes saídas dos modelos, do primícias deste domingo, entretanto, não indicam a formação de um furacão maduro significativo e organizado junto à costa, mas somente uma baixa pouco mais profunda ou um furacão não muito profundo, recordando que toda a dimensão de baixa pressão é ciclônica, mas nem toda a baixa pressão é um furacão organizado e mais intenso.

Isso não surpreende uma vez que os ciclones extratropicais se formam a partir do contraste de temperatura entre massas de ar insensível e quente, e no caso deste primícias de semana não se observa um grande contraste térmico que pudesse aprofundar a baixa pressão de forma expressiva a formar um furacão organizado e mais intenso.

Os mapas a seguir mostram as mais recentes projeções (do primícias deste domingo) de vento sumo do nosso protótipo de subida solução WRF inicializados com os modelos norte-americano GFS e do Meio Meteorológico Europeu.

METSUL

METSUL

Porquê se observa, o cenário de vento pela baixa pressão na costa não é de cimo risco. O risco maior, em nosso entendimento, se dá por conta dos temporais isolados entre hoje e amanhã que, isoladamente, podem trazer vendavais acompanhando chuva potente e ocasional saraiva.

Mesmo assim, a baixa pressão deve trazer a intensificação do vento nesta segunda-feira para o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul com rajadas (não associadas a temporal) em média de 50 km/h a 70 km/h. Em alguns pontos do Sul gaúcho, sobretudo do Litoral Sul e da dimensão da suplente do Taim, as rajadas podem atingir marcas de 70 km/h a 90 km/h e ocasionalmente superiores.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter entrada ao conduto no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima