Calor excessivo atinge 42,5ºC e vai aumentar a níveis perigosos

#Compartilhar:

O Rio Grande do Sul enfrentou uma segunda-feira escaldante em que a temperatura no estado chegou a 42,5ºC na estação do Instituto Pátrio de Meteorologia em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, no Oeste do estado. A MetSul Meteorologia adverte que o calor não somente vai prosseguir porquê tende a se intensificar no estado nesta terça e amanhã.

Vaga de calor vai lucrar ainda mais força no Rio Grande do Sul | ROSINARA FERREIRA

A máxima de hoje de 42,5ºC em Quaraí é a temperatura mais subida registrada até agora no Brasil neste ano na rede de estações do Instituto Pátrio de Meteorologia, superando os maior registros anteriores de 42,4ºC, também em Quaraí em 23 de janeiro, e de 42,1ºC em Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul), no dia 17 de janeiro.

Estações do organização federalista de Meteorologia indicam ainda hoje máximas de 40,8ºC em Santiago; 38,9ºC em São Vicente do Sul; 38,5ºC em São Gabriel; 38,3ºC em Uruguaiana; 37,9ºC em São Borja; 37,8ºC em Teutônia; 37,6ºC em Rio Pardo; 37,4ºC em Dom Pedrito; e 37,1ºC em Uruguaiana.

Estações automáticas particulares e da Secretaria da Lavoura, por sua vez, apontaram máximas de 40,6ºC em São Paulo das Missões; 40,0ºC em São Sepé e em Maçambará; 39,6ºC em Porto Xavier; 39,4ºC em Livramento e Porto Vera Cruz; 39,3ºC em Tupanciretã; 38,9ºC em Rosário do Sul; 38,6ºC em Barra do Quaraí; e 38,1ºC em Itaqui, dentre outras marcas extremas.

Na Grande Porto Contente, a segunda-feira anotou máximas de 36,8ºC em Parobé e Campo Bom; 36,2ºC em Novidade Santa Rita; 36,0º em São Leopoldo; e 34,8ºC em Novo Hamburgo (Lombada Grande) e Porto Contente (automática do Jardim Botânico).

A MetSul adverte que o calor aumenta ainda mais nesta terça e na quarta com máximas ao volta e supra dos 40ºC no Noroeste, Oeste, Núcleo do estado, Vales e na Campanha, onde o calor será opressivo.

Do Núcleo para o Oeste do estado, algumas cidades deverão ter máximas tão extremas e históricas porquê 42ºC a 43ºC, e isoladamente até mais em alguns pontos, o que é muito pouco generalidade de se observar no clima do Rio Grande do Sul.

METSUL

Na Grande Porto Contente, tanto esta terça-feira porquê a quarta-feira devem ser dias de calor excessivo com máximas nos municípios da região metropolitana que devem permanecer entre 37ºC e 39ºC.

Calor tão extremo é perigoso e pretexto morte de pessoas vulneráveis, porquê idosos e com comorbidades. Por isso, hidrate-se em opulência, evite esforço físico nas horas mais quentes dia devido ao risco de choque de calor, busque se provável locais com ar-condicionado porquê shoppings, e atente a familiares, amigos ou vizinhos idosos e enfermos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter entrada ao conduto no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima