A McLaren disse que sua prioridade é lucrar o título de construtores da Fórmula 1 depois que a disputa de Lando Norris pelo título de pilotos praticamente acabou no GP de São Paulo, neste termo de semana.
“O campeonato de construtores sempre foi nossa prioridade, logo isso não muda zero”, disse o superintendente da equipe, Andrea Stella, depois que Norris largou na pole e terminou em sexto, enquanto Max Verstappen venceu, largando em 17º no grid.
O piloto da Red Bull está agora 62 pontos primeiro do britânico, seu rival mais próximo, com três rodadas e 86 pontos ainda pela frente.
Isso significa que Verstappen pode invadir seu quarto título sucessivo em Las Vegas no final deste mês.
No entanto, a McLaren aumentou sua vantagem sobre a Ferrari para 36 pontos.
A corrida de Verstappen foi aclamada porquê uma das grandes corridas da história do esporte, até mesmo por aqueles que criticaram seu estilo anteriormente, embora Norris tenha sugerido que havia um elemento de sorte envolvido.
“A vida é assim às vezes, você aposta e dá perceptível pra eles. Não é talento, é só sorte. Faltou um pouco de sorte para nós. Eu cometi alguns erros por culpa minha, não foi uma corrida perfeita pra mim”, disse Norris à televisão Sky Sports.
Verstappen não se sentiu assim depois a segunda período da qualificação, quando foi pego por uma bandeira vermelha que o deixou em 12º, com uma queda suplementar de cinco posições devido a uma troca de motor.
O piloto holandês foi o mais rápido na primeira período da qualificação, enquanto Norris conseguiu passar na 15ª posição em seu esforço final, e admitiu mais tarde que sentiu vontade de destruir a garagem.
Na corrida, Verstappen foi ajudado por uma bandeira vermelha que lhe deu uma troca de pneu gratuito depois que Norris parou. Mas isso aconteceu depois que ele ultrapassou seis carros na primeira volta e se colocou em uma posição para tirar totalidade vantagem.
Norris, enquanto isso, cometeu alguns erros, saindo da pista e perdendo posições. Stella culpou o sege e não o motorista, apontando problemas nos freios.
“Quando travamos os pneus com um sege porquê temos hoje, não estou olhando para o piloto. Estou olhando para o motivo pelo qual o sege continua travando os pneus dianteiros em condições porquê essa. Não acho que a pressão tenha sido um fator significativo”, disse ele.
“Tivemos dificuldades com os travamentos durante todo o termo de semana em condições de chuva com ambos os pilotos e acho que, do ponto de vista do sege, isso também é um tanto que precisamos averiguar”, completou.
Verstappen perto do tetracampeonato
Unicamente cinco das 1.121 corridas anteriores do campeonato foram vencidas partindo da 17ª posição ou inferior, e a vitória de Verstappen, sua oitava na temporada, encerrou uma sequência de 10 corridas sem sucesso para o piloto holandês.
Ele também bateu o recorde de Michael Schumacher de 896 dias consecutivos liderando o campeonato e se aproxima da conquista do seu tetracampeonato.
(Reportagem de Alan Baldwin, edição de Christian Radnedge)