Pelo menos seis pessoas morreram em enchentes causadas por chuvas torrenciais na cidade portuária argentina de Bahía Blanca (leia mais cá), disseram autoridades locais na sexta-feira. A chuva teve o maior volume já registrado na cidade.
PABLO PRESTI/AFP/METSUL
Sete horas de chuvas ininterruptas deixaram a cidade de 350.000 pessoas — localizada a 600 quilômetros ao Sul da capital Buenos Aires — em grande segmento submersa, e forçaram as autoridades a excretar o hospital José Penna.
Imagens de televisão mostraram equipes médicas evacuando bebês da unidade neonatal do hospital e o tropa foi mobilizado para ajudar nos esforços de resgate da cidade.
Ao todo, tapume de 1.000 pessoas foram levadas para um sítio seguro. O aeroporto de Bahía Blanca foi fechado até novo aviso. O governo provincial disse que estava enviando helicópteros, canoas, ambulâncias e caminhões com provisões, chuva e equipamentos para a cidade atingida.
Os ministros da resguardo e segurança da Argentina estavam a caminho da cidade para determinar a situação. Forças federais foram mobilizadas pelo governo em Buenos Aires para socorrer as vítimas.
A chuva em poucas horas somou 290 mm na estação do aeroporto (solene) e até 350 mm em estações particulares, marcas sem precedente em pequeno período na história da cidade, o que trouxe inundações catastróficas em Bahia Blanca a ponto de pessoas se refugiarem nos telhados das suas casas da enchente.
Neste sábado, a frente fria responsável pela chuva extrema em Bahia Blanca alcança o Nordeste da Argentina e o Uruguai com chuva e tempestades, chegando à fronteira com o Rio Grande do Sul com o Uruguai da tarde para a noite.
No domingo, o sistema avança pelo Rio Grande do Sul e derruba a temperatura em quase todo o estado, mas não se antecipa para os gaúchos quesito igual à vista hoje no Sul da província de Buenos Aires.
A frente não deve chegar com a mesma intensidade da Argentina, assim, embora possa chover potente isoladamente, os volumes serão baixos na maior segmento dos municípios.
Em alguns locais, porquê em pontos do Noroeste, é provável que sequer chova, e haja uma viradela seca do tempo.
Também, o risco de temporais não é cimalha, e tempestades, se ocorrerem, serão isoladas e pontuais. O vento pode soprar com rajadas na troca das volume de ar quente, de quente para fria.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter aproximação ao via no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.