Chuva de meteoros Perseidas terá máxima atividade na segunda; saiba como ver

#Compartilhar:

A chuva de meteoros Perseidas atinge o pico na madrugada da próxima segunda-feira (12), mas já está visível no firmamento noturno ao longo deste término de semana. O fenômeno pode ser observado de quase todo o Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul.

Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terreno cruza uma região com grande concentração de detritos de cometas. Ao atingir o contato com a atmosfera em subida velocidade, logo, esses fragmentos entram em esbraseamento, deixando um rastro luminoso que forma as “estrelas cadentes”.

Visível todos os anos nesta mesma estação, as Perseidas são compostas por fragmentos do cometa Swift-Tuttle. E recebem esse nome em referência ao lugar onde o fenômeno pode ser visto no firmamento, a constelação de Perseu.

Uma vez que observar a chuva de meteoros Perseidas?

A chuva de meteoros ocorre próxima à constelação de Perseu, que aparece próxima ao horizonte, na direção setentrião, pouco antes do amanhecer. O melhor horário para conseguir observar a chuva é entre as 4h e 5h.

Embora o pico ocorra na segunda (12), também deve ser verosímil divisar os meteoros alguns dias antes e alguns dias depois.

Dicas para conseguir ver uma chuva de meteoros

  • Encontre um lugar de reparo escuro e solitário, longe das luzes da cidade. Uma vez no lugar, seus olhos podem levar de 15 a 20 minutos para se afazer com o escuro (ou seja, zero de permanecer checando o celular, pois a claridade da tela em seus olhos vai atrapalhar a reparo.
  • Ligeiro um cobertor se fizer indiferente no lugar ou uma cadeira confortável com você, pois observar meteoros envolve o tempo de espera.
  • Depois de encontrar seu lugar de reparo, se deite no solo e olhe para o firmamento. Um planta interativo disponibilizado por aplicativos de astronomia deve ajudar a encontrar a direção do radiante. Quanto mais eminente ele estiver supra da risca do horizonte, mais meteoros você provavelmente verá.
  • As chuvas de meteoro costumam ter origem no ponto onde se encontra o radiante, mas eles podem ser vistos em qualquer lugar do firmamento.

Confira  aplicativos de astronomia para ajudar a localizar e seguir os fenômenos astronômicos no firmamento noturno.

Globo de golfe e mais: 10 coisas estranhas que missões deixaram na Lua

FONTE:CNN

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima