Chuva deixou cidade de SP em atenção por 2 horas; 140 mil ficaram sem luz

#Compartilhar:

A cidade de São Paulo ficou em estado de atenção para alagamentos por murado de duas horas na tarde desta sexta-feira (24) em razão da poderoso chuva que atingiu a capital paulista. Muro de 140 milénio imóveis ficaram sem pujança elétrica em razão do temporal.

O Núcleo de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) colocou toda a cidade em atenção às 15h27, situação que permaneceu até 17h35.

Em toda a região metropolitana, o Corpo de Bombeiros registrou, entre 15h30 e 18h50, 97 chamados para queda de árvores, 219 para alagamentos, quatro para desmoronamentos e três para queda de fiação elétrica. Não há registro de vítimas.

Ao longo da tarde, a cidade teve 33 pontos de inundação, sendo 29 intransitáveis, segundo o CGE. Às 18h40, a capital ainda tinha seis pontos de inundação intransitáveis, sendo dois na zona setentrião, três na região médio e um na zona oeste.

As fortes chuvas geraram problemas no trânsito. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfico (CET), a cidade registrou 1.025 quilômetros de congestionamento no termo da tarde. Foi o maior número do ano até o momento.

Outra consequência do temporal foi a falta de pujança. A concessionária Enel informou que murado de 140 milénio clientes ficaram sem luz na cidade de São Paulo durante a tempestade. Às 18h30, 126.351 unidades ainda estavam no escuro no município, o equivalente a 2,27% do totalidade.

Impactos no transporte público

O temporal desta sexta-feira provocou paralisações e atrasos no sistema de trens e metrô de São Paulo.

A risca 12-safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga a região médio da capital paulista ao município de Poá, na Grande São Paulo, teve a circulação interrompida por volta das 17h. Às 19h, o ramal permanecia inoperante.

Outras linhas da CPTM, uma vez que a 10-turquesa, a 11-coral e a 13-jade, tiveram interrupções parciais.

No metrô, as linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha tiveram problemas ao longo do dia. A mais afetada foi a 1-azul, que teve alagamentos nas estações Jardim São Paulo e Tucuruvi, na zona setentrião.

Imagens gravadas por passageiros mostram a estação Jardim São Paulo tomada pela chuva. As escadas do terminal se transformaram em “cachoeiras“.

Teto de shopping desaba na zona setentrião

As fortes chuvas fizeram com que secção do telhado do shopping Center Setentrião desabasse. Não houve vítimas.

Veja:

Alerta da Resguardo Social

Durante o temporal, a Resguardo Social Estadual enviou alertas por telefone celular para usuários na capital paulista.

A notificação alertou para tempestade acompanhada de rajadas de vento e risco de inundação. 

A notificação foi enviada pelo sistema Resguardo Social Alerta, por meio da tecnologia CellBroadCas, chamado internacionalmente uma vez que alerta de emergência sem fio, lançado em dezembro do ano pretérito. É a primeira vez que a instrumento é usada na capital e a 11ª no estado de São Paulo. 

FONTE:CNN

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima