Chuva forte, vento e granizo durante temporal em Porto Alegre

#Compartilhar:

Um temporal de verão, localizado e passageiro, atingiu a dimensão de Porto Feliz na tarde desta quinta-feira. O temporal, que se iniciou pela zona Setentrião e avançou para o Meio e o Sul da cidade, se deu entre 15h30 e 16h na maioria dos bairros.

Raios nuvem-solo no temporal de hoje à tarde em Porto Feliz | ROSINARA FERREIRA

Chuva possante, rajadas de vento e saraiva de pequeno tamanho foram registrados durante o temporal passageiro que assolou a capital gaúcha no meio da tarde. A temperatura subida foi decisiva para a formação das nuvens carregadas.

A temperatura máxima na estação automática do Instituto Vernáculo de Meteorologia no bairro Jardim Botânico foi de 35,1ºC. Na estação do Aeroclube de Belém Novo, a máxima da tarde foi a 33,5ºC.

O temporal veio com fortes a intensas trovoadas devido aos vários raios nuvem-solo, o que é generalidade de ocorrer em dias com a atmosfera muito aquecida, uma vez que era o caso da tarde de hoje.

O vento também foi possante em partes da cidade. Em Porto Feliz, o aeroporto registrou rajadas de vento de 70 km/h. Imediatamente ao Setentrião, na base aérea de Canoas, o vento chegou a 74 km/h. No Sul de Porto Feliz, junto ao Guaíba, a estação do clube Jangadeiros registrou vento de 102 km/h.

A chuva, uma vez que é normal nestes temporais de verão, variou muito dentro da cidade. Em alguns bairros mal choveu e em outros choveu muito em limitado período. Onde a chuva foi mais possante foi na dimensão meão da capital gaúcha com 20 mm em unicamente meia hora, ou seja, tapume de 20% da média do mês todo.

A chuva intensa com raios na dimensão meão de Porto Feliz veio acompanhada por queda de saraiva com pedras miúdas de gelo observadas nos bairros Meio Histórico, Praia de Belas e Cidade Baixa.

A combinação de umidade mais elevada com temperatura subida proporciona que as condições se tornem propícias para a ocorrência de temporais isolados de chuva torrencial com elevados volumes em limitado pausa, vento possante e saraiva nesta quadra do ano.

Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando rapidamente se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera. A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não vasqueiro muitíssimo isolados.

Localmente, alguns destes temporais podem ser fortes a severos mesmo com risco de danos. Quanto mais quente e atmosfera e menor a pressão atmosférica, maior é o potencial para haja a formação de nuvens muito carregadas e mais subida a verosimilhança de temporais localizados de maior severidade.

O ar quente e a umidade são os combustíveis para tempo severo e dias de calor mais intenso – uma vez que foi o caso desta quinta em Porto Feliz e dimensão metropolitana – apresentam maior verosimilhança de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca.

Uma vez que a atmosfera vai estar quente e úmida, Porto Feliz e região metropolitana podem voltar a ter temporais isolados de verão com chuva localmente possante a intensa, raios, vento e saraiva nesta sexta e no término de semana. Não significa que haverá temporal nos três dias, mas que os três dias são de risco.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter entrada ao conduto no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.



FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima