Chuva irregular soma até 50 mm no interior gaúcho: vem mais água?

#Compartilhar:

Chuva atingiu grande segmento do Rio Grande do Sul nesta quinta | IARA PUNTEL

O tempo se instabilizou com chuva em praticamente todo o Rio Grande do Sul durante esta quinta-feira em dia que foi quente e larapiado em várias cidades gaúchas, assim porquê era prognosticado pela MetSul Meteorologia.

A instabilidade desta quinta-feira no Rio Grande do Sul, e que afetou também Santa Catarina e o Paraná, foi consequência da atuação de um meio de baixa pressão atmosférica que se deslocou do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Sul do Brasil.

A chuva até o prelúdios da noite desta quinta, de consonância com estações automáticas do Instituto Vernáculo de Meteorologia, somou 54 mm em Livramento, 32 mm em Santo Augusto, 31 mm em Jaguarão, 29 mm em Bagé, 24 mm em Passo Fundo, 23 mm em São Borja, Santa Rosa e Lagoa Vermelha, 22 mm em Palmeira das Missões, e 20 mm em Bento Gonçalves.

Na rede do Núcleo Vernáculo de Monitoramento de Desastres, a chuva somou até o início da noite desta quinta-feira 40 mm em Jaguarão, 37 mm em Rosário do Sul, 32 mm em Sapucaia do Sul, 30 mm em Horizontina, 29 mm em Canoas, 24 mm em Erechim e 20 mm em Redentora.

Em Porto Prazenteiro, a chuva começou fraca por volta das 16h. No final da tarde, a capital teve vários momentos de chuva moderada a potente, mas porquê se tratou de precipitação rápida os acumulados não chegaram a ser elevados, situando-se, em média, entre 10 mm e 15 mm.

A sexta-feira ainda começa com chuva em segmento do Rio Grande do Sul, principalmente em cidades mais a Leste do estado, entretanto no transcursão do dia o tempo melhora com o deslocamento de um meio de baixa pressão para o oceano.

Com isso, o sol aparece com nuvens no transcursão desta sexta na maior segmento do estado. Mesmo assim, com aquecimento, nuvens de chuva isolada se formam e podem ocorrer pancadas localizadas em diferentes áreas do estado, até localmente fortes.

Com o retorno do sol, a temperatura se eleva e a tarde será de calor e abafamento. A previsão é de máximas à tarde entre 27ºC e 30ºC na maioria das cidades do estado, mas em alguns municípios os termômetros podem indicar de 30ºC a 32ºC.

A MetSul projeta sol, nuvens e chuva no termo de semana. No sábado, a instabilidade deve afetar mais pontos da Metade Sul gaúcha. No domingo, com uma frente fria, a tendência é chover em maior número de locais, embora não em todo o estado. Porto Prazenteiro tem chance de chuva no domingo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter chegada ao meato no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima