Vinte municípios brasileiros estão em situação de emergência devido a desastres naturais porquê chuvas fortes, estiagem e seca. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a requisito dessas localidades nesta segunda-feira (30).
Os municípios que estão passando por estiagem são Caraíbas e Sítio do Mato, na Bahia; Aiuaba, Madalena, e Morada Novidade no Ceará; Assunção, na Paraíba; Rio Preto, no Paraná; Itapetim e Orobó, em Pernambuco, e Charqueadas, no Rio Grande do Sul.
Já Senador Pompeu, no estado do Ceará, e Jucurutu, Rafael Godeiro, Santa Cruz e Tenente Laurentino Cruz, no Rio Grande do Setentrião sofrem com a seca.
Os municípios de Anamã, Boa Vista do Ramos e Manacapuru, no Amazonas registraram inundações. Já os municípios de Firmamento Azul, no Paraná, e Cerro Branco, no Rio Grande do Sul, registraram fortes chuvas e quedas de saraiva.
Prefeituras que tenham a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federalista podem solicitar ao ministério recursos porquê cestas básicas, chuva mineral, kits de higiene pessoal. O pedido deve ser feito pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, na página s2id.mi.gov.br.
Agentes municipais e estaduais podem se qualificar no uso do sistema através de cursos à intervalo que a Resguardo Social Pátrio oferece.
*Com supervisão de Roberta Lopes