Os moradores da ilhéu Anna Maria, na Flórida, parecem ter seguido os alertas das autoridades para saírem de suas casas antes da chegada do furacão Milton.
A polícia da cidade de Holmes Beach não encontrou ninguém enquanto fazia uma verificação final na manhã desta quarta-feira (9) antes de deixar a ilhéu, disse o encarregado de polícia da cidade.
“Era uma cidade fantasma quando acabamos de deixar a ilhéu. A ilhéu foi protegida. Fizemos uma última passagem e não vi ninguém que ainda estivesse lá”, pontuou William Tokajer à CNN.
Tokajer expressou seu conforto pelos moradores terem ouvido, depois de oferecer uma mensagem grave para aqueles que teriam escolhido permanecer durante a tempestade para “redigir seu nome e número do Seguro Social em sua perna”.
“Estamos fora da ilhéu até a tempestade passar, portanto não haverá incêndio, nem polícia, nem EMS, nem socorristas, ninguém para atender às chamadas de serviço do 911 que chegam lá. Nós bloqueamos a ilhéu e retornaremos depois que a tempestade passar e verificaremos a segurança antes de deixar as pessoas saírem”, disse Tokajer.
“Nossa ilhéu foi devastada pelo furacão Helene, e agora estamos levando um soco no estômago com Milton. Não vai ser bom. Temos muitos destroços”, disse o encarregado de polícia, observando que as pilhas de destroços restantes de Helene podem se tornar perigosas à medida que a tempestade inunda novamente a dimensão.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Atualmente, ele está na categoria 4 e teve rota atualizada, podendo chegar à Flórida às 23h desta quarta-feira (9), no horário lugar.
Ele deve crescer em tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma dimensão muito maior.
O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais possante do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida porquê uma tempestade e chegou à região de pântanos porquê furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.