O nível do Guaíba encontra-se estabilizado na noite desta quarta-feira em Porto Contente e supra da quota de inundação nas margens entre os bairros Floresta, Navegantes e Vila Farrapos. Junto ao Núcleo Histórico, o nível está aquém da quota de inundação.
Cais Mauá nesta noite de quarta-feira | FERNANDO OLIVEIRA
Medições das 21h indicavam o nível do Guaíba em 2,92 metros no Cais Mediano da Mauá (acesse cá os dados), ou 8 cm aquém da quota de inundação no lugar, marca subordinado ao pico do dia de 2,95 metros. No Cais C6, perto da Rodoviária, o nível estava em 3,00 metros, exatamente o valor da quota de inundação.
Já mais ao Setentrião, no Cais Navegantes, onde o Guaíba está desde ontem extravasando, o nível às 21h era de 3,24 metros, subordinado ao pico do dia observado durante a manhã de 3,26 metros.
A previsão para as próximas horas é de segurança com pequenas oscilações, mas vento Sul fraco a moderado no Setentrião da Lagoa dos Patos nesta quinta e sexta deverá manter o nível muito tá e supra da quota de inundação em alguns pontos, mesmo com redução de vazão do Jacuí e outros rios contribuintes.
A chuva prevista para esta quinta no Rio Grande do Sul não deve ter impacto relevante no Guaíba. Os maiores volumes devem se dar perto da lema com Santa Catarina, não alcançando a esmagadora segmento das bacias dos contribuintes do Guaíba, exceto segmento da bacia do Taquari.
A seguir, com menor vazão e vento de Leste, o Guaíba pode ter uma baixa não expressiva no final desta semana. Ocorre que, por chuva, uma novidade vaga de vazão deve chegar na semana que vem com o nível ainda muito ressaltado, o que traz demasiada preocupação.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter aproximação ao ducto no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.