A chuva vai seguir o Papai Noel em grande segmento do Brasil neste ano, projetam os meteorologistas da MetSul. Instabilidade afetará muitas áreas do território vernáculo tanto nesta véspera porquê no dia de Natal, mas em vários pontos do território vernáculo o sol chega a luzir na passagem do bom velhinho.
O sol aparece com nuvens nesta terça-feira de véspera de Natal no Rio Grande do Sul. A cobertura de nebulosidade aumenta no percurso do dia, mormente no Oeste e no Sul, onde tem chance de chuva em alguns pontos na segunda metade do dia. Nas demais áreas do estado, qualquer instabilidade será isolada e passageira da tarde para a noite. No universal, não chove na maior segmento das cidades gaúchas nesta véspera de Natal.
A temperatura se eleva mais do que ontem durante a tarde que será de calor no Rio Grande do Sul. Na ceia, à noite, 24ºC em Santa Rosa, 23ºC em Porto Contente, Uruguaiana e Santa Maria, 22ºC em Tramandaí, 21ºC em Pelotas e em Passo Fundo, e 19ºC em Caxias do Sul.
O dia de Natal começa com chuva entre a madrugada e de manhã em diversas cidades do Rio Grande do Sul, mormente das Metades Setentrião e Leste. Cidades mais a Oeste e de segmento da fronteira com o Uruguai não devem ter precipitação. A chuva será efeito de uma frente fria.
O núcleo de baixa pressão associado adiante, na costa, impulsiona ar mais sedento e indiferente para o estado no percurso do dia. Por isso, cidades que começam a quarta-feira com instabilidade devem ter depois a melhora do tempo e o sol aparece com nuvens à tarde na maior segmento do território gaúcho. Com o ingresso do ar mais brando, o dia será aprazível para dezembro com marcas inferiores ao que é normal em um dia de Natal.
Em Santa Catarina e no Paraná, o sol aparece com nuvens nesta véspera de Natal em grande segmento dos dois estados, mas perto da costa no Leste do dois estados, sobretudo ao Setentrião de Florianópolis há maior nebulosidade com chuva e garoa em alguns momentos.
No dia de Natal, uma frente fria avança pelos territórios catarinense e paranaense com aumento de nuvens e chuva em grande número de cidades, mas as precipitações serão irregulares. Em alguns locais, o sol deve chegar a eclodir ao menos em segmento do dia 25.
No Sudeste do Brasil, a véspera de Natal tem sol e nuvens na maioria dos locais. O litoral de São Paulo e partes de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e Espírito Santo têm maior nebulosidade e chuva em alguns pontos. Da tarde para a noite, ocorrem pancadas isoladas de chuva na região, mas muitas cidades terminam o dia sem chuva.
No Natal, o cenário se repete com sol e nuvens durante o dia em vários locais do Sudeste do Brasil com pancadas de chuva localizadas principalmente da tarde para a noite em muitas cidades. A chuva atinge maior número de cidades que na véspera, mas não será generalizada.
No Meio-Oeste e no Setentrião do Brasil, a maioria das áreas terá sol e nuvens com chuva isolada pelo ar tropical quente e úmido hoje e amanhã. No Nordeste do Brasil, por sai vez, tempo firme em quase toda a região com pancadas isoladas na costa, interno da Bahia, Piauí e Maranhão.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter entrada ao meato no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.