Durante a 90ª ExpoZebu, em Uberaba (MG), o Sistema Faemg Senar anunciou oficialmente o lançamento do Congresso Pátrio da Mesocarpo (Conacarne), que será realizado em parceria com a Confederação Pátrio da Lavradio e Pecuária (CNA) nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.
A primeira edição do Conacarne pretende reunir mais de 2 milénio participantes e promover discussões estratégicas sobre os principais desafios e oportunidades da calabouço produtiva da músculos no Brasil. A programação será voltada para produtores rurais, representantes da indústria frigorífica, pesquisadores, técnicos, empresários e agentes do setor público e privado.
Para o presidente do Sistema Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, o congresso é uma oportunidade de dar visibilidade ao setor pecuário brasílio e fomentar novos negócios. “Crescemos nos últimos anos e temos muitas oportunidades de negócios e um potencial imenso pela frente para explorar”, afirmou.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, elogiou a iniciativa e destacou a valia de um evento com foco na pecuária. “Precisávamos de um congresso uma vez que esse”, afirmou. Ele também ressaltou que a ABCZ está comprometida em contribuir com o desenvolvimento do setor.
O Conacarne deve abordar temas uma vez que sanidade bicho, sustentabilidade, exportações, rastreabilidade, tecnologia, bem-estar bicho e políticas públicas para o setor. Segundo a organização, o objetivo é posicionar o Brasil uma vez que referência global em qualidade, produtividade e responsabilidade ambiental na produção de músculos.