Na próxima sexta-feira (6), Dorival Júnior fará sua primeira partida de Eliminatórias da Despensa do Mundo no comando da Seleção Brasileira. Oito meses em seguida ser anunciado porquê técnico do Brasil, ele terá um grande duelo pela frente: a procura pela vaga no próximo Mundial.
A equipe vive um momento de tensão. Com os resultados recentes e a fraca campanha na Despensa América, Dorival afirmou nesta segunda-feira (2), em entrevista à CBF TV, que a recuperação na competição é “fundamental”.
“Espero dois resultados importantes para que possamos buscar uma recuperação dentro da competição. É fundamental que isso venha a sobrevir e vamos tentar trabalhar o supremo verosímil para que busquemos esses dois resultados”, projetou o treinador.
Na próxima sexta-feira (6), às 22h (de Brasília), o contendor será o Equador, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. No dia 10 de setembro, a Seleção Brasileira enfrentará o Paraguai em Assunção.
A preparação brasileira começa nesta segunda, com a apresentação dos jogadores convocados na capital paranaense.
“Será uma sequência de trabalho em relação aquilo que foi sendo desenvolvido dentro da Despensa América. Basicamente, a estrutura da equipe montada, será justamente em cima daquilo que nós vimos em treinamentos e jogos da última competição. Naturalmente, estão chegando alguns jovens valores, que estão tendo uma primeira oportunidade. Isso para todos nós é um vestimenta importante, labareda a atenção”, comentou Dorival Junior.
Brasil x Equador
O Equador, próximo contendor brasílio, está em quinto lugar na tábua das Eliminatórias, logo primeiro do Brasil. A Seleção Brasileira soma sete pontos, com duas vitórias, um empate e três derrotas. O ataque marcou oito gols, mas sofreu sete.
Dorival projetou dificuldades contra o rival equatoriano.
“A equipe do Equador também é uma boa equipe, que vem numa crescente de produção, jogou uma ótima Despensa América, sendo eliminada pela Argentina nos pênaltis. Portanto, eu acredito que teremos um bom jogo. Teremos dificuldades, porém, eu espero um rendimento muito bom da equipe e, consequentemente, a procura pelo melhor resultado verosímil”.
Escora da torcida
O treinador pediu o pedestal da torcida para o jogo que será disputado no Couto Pereira, moradia do Coritiba.
“Espero a participação do torcedor, que compareça em tamanho, que prestigie, que volte a sentir um pouco mais a Seleção Brasileira. Nós estamos fazendo um trabalho para que possamos resgatar tudo isso e eu espero que essa sequência nos proporcione essa quesito”, afirmou Dorival.
Ele aposta na presença maciça da torcida em razão dos fortes laços que tem com os clubes paranaenses. O técnico se sagrou vencedor paranaense pelos dois maiores clubes do Estado. Em 2008, levantou o troféu pelo Coritiba na Estádio da Baixada, na capital paranaense. Em 2020, conduziu o Athletico-PR ao troféu estadual na moradia do contendor.
Somente Dorival e Abel Braga conseguiram ser campeões nos dois times de maior torcida do Paraná em quase 120 anos de história da competição.
“Eu tive a oportunidade de jogar pelo Coritiba e logo em seguida, iniciar minha curso porquê treinador no clube. Fui treinador do Coritiba porquê também do Athletico-PR. Curitiba sempre me recebeu muito muito. Fico muito feliz de estar retornando. Ainda mais por estarmos vindo juntamente com a Seleção depois de um bom período ausente do torcedor daqui”, declarou.
As duas partidas desta Data Fifa serão as primeiras em seguida a frustrante participação brasileira na Despensa América. O Brasil foi eliminado para o Uruguai nas quartas de final, em jogo determinado nos pênaltis depois de empate sem gols no tempo normal.
*Com filial