Em Havana, Mauro Vieira se encontra com presidente e chanceler de Cuba

#Compartilhar:

Em meio a agendas pelo Caribe, o ministro das Relações Exteriores brasiliano, Mauro Vieira, se encontrou com o presidente (Miguel Díaz-Canel) e o chanceler (Bruno Rodríguez) de Cuba.

Os encontros com Díaz-Canel e Rodríguez ocorreram separadamente, na noite de sexta-feira (24). Ambas as reuniões se sucederam em Havana, capital cubana.

Na agenda com o presidente de Cuba, Mauro Vieira entregou a Díaz-Canel um invitação feito pelo presidente brasiliano, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a Cúpula Brasil-Caribe.

A Cúpula Brasil-Caribe vai ser realizada em 13 de junho, em Brasília. Díaz-Canel aceitou o invitação.

“Abordamos possibilidades de fortalecer nossas relações bilaterais (entre Brasil e Cuba) e proceder em projetos de cooperação”, afirmou Díaz-Canel em post no seu perfil pessoal Facebook.

Mudanças climáticas

Com seu correspondente cubano, Vieira abordou a presidência brasileira no Brics, que passa a ter o país caribenho uma vez que membro parceiro neste ano.

Outros assuntos que estiveram em tarifa foram os efeitos das mudanças climáticas no Caribe. Neste ano, o Brasil sedia a COP30, a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, em Belém.

A questão ambiental também foi tópico entre Vieira e Díaz-Canel; em novembro do ano pretérito, a passagem de um furacão provocou o colapso da rede elétrica de Cuba, deixando quase toda a sua população sem luz.

“Nossa ilhéu é muito vulnerável aos problemas das mudanças climáticas, e ter essa relação com o Brasil pode ser importante”, disse o superintendente de Estado no encontro, em aspa registrada em nota da presidência cubana.

Sobre o encontro Vieira-Rodríguez, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba disse, por meio de nota, que “ficou comprovado o óptimo estado das relações bilaterais (entre Brasil e Cuba).

De consonância com a chancelaria cubana, Vieira reforçou a posição contrária do Brasil tanto às sanções econômicas dos Estados Unidos a Cuba, uma vez que ao retorno do país à lista de países patrocinadores do terrorismo.

Vieira esteve nos últimos dias visitando países do conjunto econômico Caricom, a Comunidade do Caribe, e organizações multilaterais da região.

O chanceler viajou ao Caribe para estreitar as relações com os países da região antes da cúpula de junho. As viagens começaram na terça-feira (21), em Trinidad e Tobago, e Cuba foi a última paragem.



Source link

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima