As inscrições para a Brecha Vernáculo da Colheita da Soja Safra 24/25 já estão abertas. O evento acontecerá no dia 7 de fevereiro, em Santa Carmem, região de Sinop (MT). A cerimônia será transmitida diretamente da Herdade Esperança, às 9h (horário de Brasília), e contará com painéis de discussão sobre temas essenciais para o setor, porquê sustentabilidade e a COP 30, além de biocombustíveis e vitualhas.
O evento também celebrará os 20 anos da Aprosoja Mato Grosso, comemorando a trajetória da associação, que tem sido fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, ressaltou a prestígio dessa celebração, destacando que a Aprosoja tem sido uma protagonista no propagação da produção de soja, promovendo a integração dos produtores, a sustentabilidade e o desenvolvimento contínuo da ergástulo produtiva.
Não é por contingência que o evento da colheita será realizado em Mato Grosso. A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi a partir da dezena de 1970 que começou a se expandir para outras regiões, incluindo Mato Grosso. Segundo Luiz Pedro Bier, vice-presidente da Aprosoja MT, a soja foi a cultura responsável por colocar Mato Grosso no cenário pátrio e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social do estado, com cidades porquê Sinop, que possuem tá IDH, se beneficiando diretamente dessa produção.
Inicialmente voltado para a pecuária, o estado foi pioneiro na adoção de novas tecnologias para o cultivo de soja e, nos anos 1990, já era o maior produtor pátrio, com a soja se tornando o motor da economia lugar.
Participe! Acesse o link das inscrições e garanta sua presença no evento!