A Al Masirah TV, afiliada aos Houthis, disse na manhã desta segunda-feira (17), no horário sítio, que os EUA lançaram dois ataques contra Hodeidah, no Iêmen.
Os militares americanos lançaram os primeiros ataques aéreos contra o grupo rebelde neste novo procuração de Donald Trump no sábado (15).
Ao menos 54 pessoas morreram nessa primeira ofensiva, segundo o Ministério da Saúde dirigido pelos Houthis.
Houthis prometem retaliação
O gabinete político dos Houthis classificou os ataques porquê um “violação de guerra” e disse que suas forças estavam prontas para “enfrentar escalada com escalada”, enquanto a Rússia pediu aos EUA que parem com os ataques.
Neste domingo, o líder do grupo alegou que “a transformação do mar pelos americanos em um campo de guerra e uma zona de guerra afeta de veste a navegação internacional”.
Ou por outra, o porta-voz militar dos rebeldes destacou que eles irão “atingir todos os navios de guerra americanos no Mar Vermelho e no Mar Arábico em retaliação”.
Tensão no Mar Vermelho
O porta-voz militar Yahya Sarea repetiu a enunciação feita na semana passada de que o grupo retomaria os ataques a navios israelenses que passem pelo Mar Vermelho se Israel não levantar o bloqueio à ingressão de ajuda na Tira de Gaza.
Os Houthis, que tomaram o controle da maior secção do Iêmen na última dez, lançaram dezenas de ataques a navios em seguida a guerra de Israel com o Hamas encetar no final de 2023, dizendo que estavam agindo em solidariedade aos palestinos.
*com informações da Reuters