EUA se preparam para enchentes depois de onda fatal de tornados

#Compartilhar:

Uma série de tempestades violentas e tornados atingiu o Sul e o Meio-Oeste dos Estados Unidos, deixando pelo menos seis mortos e causando devastação generalizada, conforme balanço da Associated Press.

MICHAEL SWENSEN/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/METSUL

O Serviço Vernáculo de Meteorologia (NWS) aleta que o transe maior a partir de agora é de enchentes repentinas “significativas e potencialmente fatais” nos próximos dias.

As tempestades começaram na quarta, matando quatro pessoas no oeste do Tennessee e uma em Missouri e Indiana. Em Indiana, equipes de resgate trabalharam por horas para salvar uma mulher presa em um arrecadação desabado.

Em Lake City, Arkansas, casas foram destruídas e carros lançados contra árvores, com danos relatados em 22 condados devido a tornados, ventos fortes, saraiva e enchentes. Sete pessoas ficaram feridas, mas não houve mortes.

O Serviço Vernáculo de Meteorologia dos Estados Unidos emitiu 728 alertas de tornados e tempestades severas nas 24 horas entre 12Z (9h em Brasília) de ontem e 12Z de hoje, o terceiro maior número em 24 horas, só detrás de 27 de abril de 2011 (881) e 30 de maio de 2004 (834).

O Meio de Previsão de Tempestades alertou que mais de 90 milhões de pessoas, do Texas até Minnesota e Maine, estavam em risco de tempo severo. Especialistas atribuem a intensidade das tempestades às temperaturas elevadas, uma atmosfera instável, ventos fortes e umidade vinda do Golfo do México.

O Serviço Vernáculo de Meteorologia prevê chuvas de até 300 mm em quatro dias, um evento vasqueiro, descrito uma vez que de “uma geração ou até uma vida inteira”. As previsões indicam enchentes “catastróficas” para Arkansas, Tennessee e Kentucky.

Empresas e cadeias de suprimento podem ser severamente impactadas, incluindo a FedEx, que tem uma grande instalação em Memphis, Tennessee. Autoridades estão organizando equipes de resgate e distribuindo sacos de areia para moderar as inundações. O governador de Kentucky, Andy Beshear, alertou que decisões uma vez que excretar a tempo ou evitar encaminhar em áreas alagadas podem ser a diferença entre vida e morte.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter entrada ao ducto no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima