Um incidente de calor muito intenso com potencial de temperaturas supra de 40ºC em algumas cidades vai afetar áreas do Sul do Brasil durante a primeira semana do mês de fevereiro, de convénio com a estudo da MetSul Meteorologia.
Os dados processados pela MetSul de diferentes modelos numéricos sugerem que o Rio Grande do Sul será o mais afetado pelo incidente de calor muito intenso e até extremo em secção do estado.
A temperatura deve suportar uma graduação no Rio Grande do Sul no prelúdios de fevereiro, em peculiar a partir da próxima segunda-feira, embora já faça calor em diversas cidades durante o término de semana.
Conforme as projeções dos modelos, a Metade Oeste do estado deve ser a extensão com maior impacto do incidente de calor com uma sequência de dias muito quentes. Em vários dias, as máximas devem permanecer próximas ou supra dos 40ºC.
Cidades das Missões, do Noroeste, da Fronteira Oeste e do Oeste terão o calor mais extremo com registros próximos e supra dos 40ºC. Isso inclui municípios uma vez que Santa Rosa, Horizontina, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, São Borja, Itaqui, Santiago, Quaraí, Alegrete e Uruguaiana.
O calor muito intenso, entretanto, não vai se limitar a estas regiões. Outras áreas do Rio Grande do Sul também devem enfrentar temperaturas muito altos durante a semana que vem com marcas supra de 35ºC em grande número de municípios.
Os vales, outra região do Rio Grande do Sul conhecida pelo calor intenso no verão, vai ter algumas tardes escaldantes na próxima semana. Máximas ao volta e isoladamente supra de 40ºC não são descartadas.
O mesmo ocorre com a Grande Porto Prazenteiro. Haverá tardes de calor excessivo durante a semana que vem na extensão metropolitana. Modelos indicam hoje que as tardes de terça e quarta podem ser particularmente de calor muito intenso com marcas de até 36ºC a 38ºC na extensão da capital e de 38ºC a 39ºC no Vale do Sinos.
Com o calor muito intenso, uma situação que deverá ser atentamente monitorada na próxima semana é a possibilidade de ocorrência de temporais muito isolados severos, uma vez que se sabe que temperaturas excessivamente altas criam condições para tempo severo localizado.
O calor da primeira semana do mês será determinante para que fevereiro termine com temperaturas supra da média no Rio Grande do Sul. Seria preciso um incidente atípico de indiferente no mês para indemnizar os grandes desvios de temperatura dos primeiros dias de fevereiro.
O incidente de calor intenso a localmente extremo da semana que vem vai ocorrer com secção do Rio Grande do Sul sob estiagem, o que deve exacerbar a perda de umidade no solo e fomentar incêndios em vegetação. O grande consumo de chuva pelo calor pode levar à falta de chuva em alguns municípios com dificuldades de captação. O calor excessivo ainda pode provocar problemas pontuais na rede elétrica.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter chegada ao conduto no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.