Um filhote de baleia-jubarte com mais de 7 metros de comprimento foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (8), na Praia do Recreio, na zona oeste do Rio de Janeiro, na profundeza do Posto 9.
De combinação com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), a remoção do bicho foi concluída ainda na tarde desta quinta-feira (8), por volta das 17h30, e foram utilizados no serviço uma pá carregadeira, três tratores de praia e um trator esteira, além de um guindaste e uma escavadeira hidráulica cedidos pela Instalação Rio Águas.
Em um vídeo divulgado pela companhia, é provável visualizar o momento em que o bicho é retirado do lugar. Assista:
Além da companhia, as equipes do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Maqua/UERJ) e do Projeto de Monitoramento de Praias do Governo Federalista (PMP) também estiveram no lugar para realizar a retirada de material para estudo.
Conforme a Comlurb, o bicho tinha murado de 7,4 metros e aproximadamente 15 toneladas. Posteriormente ser removido, foi transportado para o Meio de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica, na Baixada Fluminense.
*Sob supervisão de Bruno Laforé
Compartilhe: