Frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta sexta-feira e traz chuva para os três estados do Sul em semana que termina com instabilidade precedendo uma novidade vaga de indiferente. A frente provoca chuva até de possante intensidade hoje e com volumes altos em algumas localidades da região.
O sistema frontal avança na vanguarda de uma tamanho de ar indiferente que já razão declínio da temperatura no Rio Grande do Sul e vai entupir o Sul do Brasil, quando tende a lucrar força na região com muito indiferente, geada e neve.
A frente avançou ontem pelo Rio Grande do Sul depois de dias semi-estacionária entre o Sul gaúcho e o Uruguai, levando chuva para todas as regiões do estado e mesmo com alguns temporais isolados no interno.
Os acumulados de chuva em 24 horas até o final da madrugada desta sexta-feira na rede do Instituto Vernáculo de Meteorologia foram de 15 mm a 30 mm na maioria das estações com marcas de 41 mm em Erechim, 39 mm em Santiago e 38 mm em São Vicente do Sul.
Nesta sexta-feira, a frente traz chuva no Rio Grande do Sul para áreas do Setentrião e do Nordeste do estado, principalmente em secção do Noroeste, Médio e Cimo Uruguai, Planalto Médio, Vales, Grande Porto Jubiloso, Serra, Aparados e Litoral Setentrião. No Oeste e no Sul, tempo firme na maioria das áreas com ocasional garoa isolada.
A frente fria traz chuva ainda nesta sexta-feira para a maior secção do estado de Santa Catarina e ainda afeta secção do estado do Paraná, não se descartando alguns temporais isolados com queda de saraiva e vento possante.
O planta supra do protótipo meteorológico boche Icon mostra a projeção de chuva para 24 horas até 21h desta sexta em que se observa a possibilidade de chover com volumes altos no Oeste catarinense e em áreas da mote do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.
Amanhã, sábado, a frente fria vai se movimentar mais para o Setentrião e levar chuva para secção do Mato Grosso do Sul, mormente no Sul do estado, e ainda áreas de São Paulo, uma vez que o Sul e o Leste paulista, com queda da temperatura depois de uma vaga de calor.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter aproximação ao ducto no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.