Frente fria muda o tempo no começo de outubro com chuva e temporais

#Compartilhar:

Frente fria vai mudar o tempo com nuvens carregadas, chuva e temporais isolados nos três estados do Sul no primórdio do mês de outubro | IARA PUNTEL.

Uma frente fria vai mudar o tempo no Sul do Brasil entre amanhã e quarta-feira com chuva e risco de temporais isolados nos três estados da região. O sistema frontal será de lento deslocamento com a instabilidade alcançando algumas áreas somente durante a quarta-feira.

Embora instabilidade pré-frontal já traga chuva isolada nesta segunda-feira para pontos do Sul do Rio Grande do Sul, o tempo começa a mudar de forma mais ampla e com chuva em maior número de cidades nesta terça-feira.

Um sistema frontal ganha atividade ainda entre a madrugada e de manhã no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul com chuva e trovoadas. Nas demais regiões, o sol ainda aparece com nuvens e a temperatura se eleva rapidamente com vento Setentrião e fumaça vinda do Setentrião da América do Sul.

No transcurso do dia, a frente segue atuando mais no Oeste e no Sul, o que vai permitir que a temperatura se eleve acentuadamente na Metade Setentrião com muito calor em locais do Noroeste e do Setentrião gaúcho.

Com o passar das horas, à medida que a frente migra lentamente para Setentrião, nuvens aumentam e a chuva deve conseguir várias cidades do Núcleo e pontos da Metade Setentrião, mas em algumas cidades mais ao Setentrião gaúcho a terça-feira ainda termina sem registro de chuva e unicamente com calor.

Na quarta-feira, a frente ganha atividade novamente sobre a Metade Setentrião do Rio Grande do Sul e já traz chuva para pontos de Santa Catarina e do Paraná. Na Metade Sul gaúcha, a instabilidade diminui, apesar de que em alguns pontos ainda deve chover. No Oeste, o tempo começa a firmar.

Na quinta, a frente se desloca mais para o Setentrião e perde atividade. Chove de forma isolada em vários pontos de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e segmento de São Paulo, mas o tempo já melhora em áreas dos estados paranaense e catarinense. No Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina.

Veja o deslocamento da frente fria

Os mapas a seguir de pressão e chuva do padrão do Núcleo Meteorológico Europeu (ECMWF), disponível ao nosso assinante na seção de mapas (assine ), mostram a evolução do sistema frontal pelo Sul do Brasil amanhã e na quarta-feira.

METSUL

Porquê se observa nos mapas, a perspectiva é de chover nos três estados do Sul com a instabilidade concentrada durante o Rio Grande do Sul na terça e alcançando Santa Catarina e Paraná durante a quarta-feira.

Volumes de chuva e temporais

A passagem da frente fria não deve trazer volumes excessivos de chuva para o Sul do Brasil, embora possam ser um pouco altos em algumas localidades com marcas perto e supra de 50 mm, sobretudo na Metade Setentrião gaúcha.

METSUL

O planta supra mostra a projeção de chuva do padrão meteorológico teutónico Icon até quinta-feira. Nascente padrão também pode ser consultado pelo assinante na seção de mapas do site da MetSul.

A projeção deixa evidente que não haverá acumulados excessivos ou extremos, assim não se espera uma repetição do que se viu na semana passada na Metade Sul, quando caíram mais de 300 mm em algumas localidades. Porquê o Sul do estado não deve ter altos volumes, não se espera um agravamento sumarento de cheias de rios que ainda ocorrem na região.

O risco de tempo severo também é menor do que na última semana, embora não se afaste o risco de temporais. Porquê a frente vai seguir numa atmosfera muito aquecida, há risco de tempestades de saraiva e vento poderoso, mas tendem a ser localizadas nos três estados do Sul e ocasionalmente fortes a severas de forma muito isolada.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter entrada ao meio no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima