Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul neste domingo com chuva na maior secção do estado e risco plebeu de temporais, que caso venham a ocorrer se darão em setores localizados. A frente encontra em sua frente uma tamanho de ar quente que elevou a temperatura a mais de 34ºC neste sábado.
Conforme dados de estações oficiais do Instituto Vernáculo de Meteorologia, as máximas deste sábado no Rio Grande do Sul foram de 32,3ºC em Campo Bom; 31,3ºC em Porto Prazenteiro; 30,6ºC em Uruguaiana; e 30,4ºC em Rio Pardo.
Já estações automáticas particulares indicaram máximas ainda mais altas neste sábado no estado e que se concentraram principalmente na Grande Porto Prazenteiro, na encosta da Serra no Litoral Setentrião e nos vales.
As estações apontaram 34,1ºC em Parobé; 33,1ºC em Rio Pardo; 32,6ºC em Maquiné; 32,3ºC em Gravataí e São Leopoldo; 32,2ºC em Taquara; 32,1ºC em Novo Hamburgo, Venâncio Aires e Três Coroas; 32,0ºC em Santa Cruz do Sul; 31,7ºC em Lajeado e Portão; 31,4ºC em Montenegro; e 31,0ºC em Barra do Ribeiro.
O calor foi favorecido por uma intensa manante de jato em baixos níveis da atmosfera, um galeria de vento muito possante que sopra entre 1000 e 2000 metros de altitude, que traz ar quente e sequioso para o território gaúcho.
Por isso, o vento do quadrante Setentrião foi possante neste sábado em diversas cidades, porquê se previa. Estação do Instituto Vernáculo de Meteorologia registrou rajada de 93,6 km/h na cidade universitária no final da manhã.
Frente fria pretexto chuva na maioria das cidades neste domingo
Já choveu na tarde de hoje em pontos do Oeste, do Núcleo e do Sul do estado e para a noite deste sábado se espera que uma filete de instabilidade se desloque de Oeste para Leste com chuva em diferentes locais, não se descartando instabilidade na região de Porto Prazenteiro no final do dia.
A frente fria avança neste domingo pelo Rio Grande do Sul e leva chuva para a maioria dos municípios do estado. A instabilidade tende a ser maior no Oeste, Núcleo e Sul do estado. Embora chova em vários pontos do Noroeste e do Setentrião do estado, a chuva tende a ser mais irregular e com menores volumes.
A tendência é que neste domingo os maiores volumes se concentram em secção do Oeste e do Núcleo do estado assim porquê em setores da Metade Sul com acumulados que em alguns pontos podem permanecer perto ou passar dos 50 mm em exclusivamente um dia. Podem ocorrer pancadas fortes localizadas e passageiras.
Há risco de temporais?
Sim, existe o risco de temporais isolados. Apesar de o risco de tempo severo não ser muito cimalha podem ser esperados alguns temporais localizados com rajadas de vento e ocasional queda de saraiva no Rio Grande do Sul pela interação da frente fria com a tamanho de ar muito quente.
Não se descarta a possibilidade de chuva possante ou temporais isolados nesta noite de sábado em pontos da Metade Leste gaúcha, mas a instabilidade tende a aumentar neste domingo com a formação e o ingresso de novas áreas de instabilidade a partir do Oeste que podem vir com nuvens carregadas. Qualquer ocorrência de tempo severo tende a ser localizada.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter chegada ao meato no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.