Frente quente se forma com chuva, raios e risco de granizo isolado

#Compartilhar:

Saraiva é um risco meteorológico em pontos isolados em frente quente que se forma neste primórdio de semana entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul | IMAGEM DE ARQUIVO

Uma frente quente se organiza entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul neste primórdio de semana com instabilidade que traz chuva, raios e possibilidade de queda localizada de saraiva durante temporais isolados no território gaúcho e no país vizinho.

A madrugada desta segunda-feira foi de instabilidade no Oeste e no Sul gaúcho com a formação da frente quente. Vários municípios registraram chuva com raios e trovoadas. Os acumulados de precipitação, entretanto, foram baixos na maioria das localidades que anotaram chuva.

O Rio Grande do Sul vai seguir com condições radicalmente distintas entre o Setentrião e o Sul nesta segunda-feira, de contrato com o prognóstico da MetSul Meteorologia por conta deste sistema frontal.

O Sul e segmento do Oeste terão muitas nuvens, chuva e temperatura mais baixa no transcurso do dia. Já a Metade Setentrião vai passar a segunda-feira com sol, nuvens, calor, abafamento e fumaça vinda do Setentrião da América do Sul.

No extremo Oeste e no Sul, onde o dia é com muitas nuvens, a chuva ocorre a qualquer hora com intervalos de melhoria. Podem ocorrer pancadas fortes de chuva de breve duração com raios e possibilidade de queda localizada de saraiva.

O calor é potente no Noroeste e no Setentrião gaúcho com marcas supra dos 30ºC durante a tarde. Em alguns pontos do Noroeste, as máximas podem permanecer perto e talvez até supra de 35ºC. Cidades da Serra e dos Aparados, apesar da altitude, vão registrar máximas mais altas que a Grande Porto Prazenteiro.

Na tira mediano do estado, incluindo Porto Prazenteiro e a região metropolitana assim porquê os vales, esta segunda-feira será um dia de sol e nuvens com momentos de nublado. O tempo vai estar asfixiado e com presença de fumaça. Aquece mais ao Setentrião, porquê nos vales e no setor Setentrião da região metropolitana.

Imagem de satélite das 5h30 desta segunda-feira mostrava a frente quente em formação entre o Setentrião do Uruguai e a fronteira do Rio Grande do Sul | NOAA/NASA/METSUL

Uma frente quente ocorre na borda de uma volume de ar quente que está se movendo para substituir uma volume de ar mais fria. O ar quente se move sobre o ar insensível. Isso ocorre porque as massas de ar têm diferentes temperaturas e densidades. O ar tropical mais quente é forçado sobre o ar polar mais insensível. Isso forma o sistema chamado de frente quente com instabilidade.

Frentes quentes são sistemas que habitualmente provocam muitos raios e elevada verosimilhança de queda de saraiva. Vendavais isolados até podem ocorrer, mas não são a regra em sistemas frontais quentes. No caso deste, a instabilidade maior entre hoje e amanhã vai ocorrer no Uruguai, na fronteira e no Sul do estado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter entrada ao conduto no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima