Depois de passar décadas vendendo suas novelas e séries para outros países, a Mundo decidiu mudar sua estratégia de exportação. Agora, o conglomerado vende os formatos de seus projetos para que emissoras de outros países produzam adaptações locais. Os Outros vai lucrar versões na Grécia e na Alemanha, enquanto Justiça também será regravada em helênico.
A informação foi confirmada pela norte-americana Variety nesta segunda-feira (21), durante a feira de televisão Mipcom. Na Grécia, tanto Os Outros quanto Justiça serão exibidos pela rede Alpha TV, uma das maiores do país.
Já a adaptação alemã dos conflitos no condomínio da Barra da Tijuca ficará a missão da produtora ndF (Neue Deutsche Filmgesellschaft), mas ainda não foi revelado em qual emissora ou meato a série será transmitida. Nenhum dos remakes têm data de estreia prevista ou elenco escalado.
Angela Colla, encarregado de negócios internacionais, distribuição de conteúdos e coproduções, disse à publicação que a teoria é expandir a atuação da Mundo na venda de formatos, em vez da mera exportação de conteúdos prontos.
“Mais do que produtores de séries e novelas, nós somos contadores de história. Com a força do nosso teor, apostamos na vida de formatos roteirizados porquê uma maneira de amplificar possibilidades de negócios e compreender novos públicos”, disse a executiva.
“Adaptações não precisam ser cópias exatas. Com [a venda de] formatos, ajustes podem ser feitos para ajustar uma história para cada veras, mantendo a estrutura criativa que é a núcleo do sucesso. Estamos empolgados para ver porquê essas produções podem ser adaptadas para outras culturas”, valorizou Angela.
Olho no mercado internacional
A Mundo tem investido pesado no mercado lá fora. Além da exportação de formatos para outras emissoras do mundo todo, o conglomerado brasiliano também decidiu se confederar a produtoras internacionais para realizar novos conteúdos. A série Fallen, lançada na última semana, é um exemplo disso.
Nesta segunda, também foi revelada uma parceria da Mundo com a alemã Beta Film GmbH. Elas vão trabalhar juntas na produção da série Disciplina, novidade geração de KondZilla (que fez o fenômeno Sintonia na Netflix).