Governar apenas para 35% da população não traria déficit fiscal, diz Lula

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (10), que governar exclusivamente para 35% da população não traria déficit fiscal para o país.

A enunciação foi dada durante cerimônia de entrega do Prêmio Selo Pátrio Compromisso com a Alfabetização, em Brasília.

“Tem gente que acha que levante país tinha que ser governado exclusivamente para 35% da população. Somente para 35% da população. Aí a gente não tinha problema de Orçamento. A gente não teria problema de déficit fiscal, porque é governar para menos gente, e gente com mais moeda”, afirmou.

Lula disse que quando se trata de instrução, não se deve possuir veto ideológico, partidário, religioso ou de gênero. “O que importa saber é que estão na escola crianças brasileiras que precisam de ajuda”, completou.

Prêmio Selo Pátrio Compromisso com a Alfabetização

O prêmio, que integra o Compromisso Pátrio Petiz Alfabetizada (CNCA), reconhece esforços e iniciativas bem-sucedidas de gestão das secretarias de instrução dos estados, do Província Federalista e dos municípios na implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o recta à alfabetização das crianças.

Ao todo, 4.187 municípios receberam o selo: 2.592 na categoria ouro, 1.062 na categoria prata e 533 na categoria bronze.

Foram contemplados com o Selo Ouro os seguintes estados: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Setentrião, Rondônia e Tocantins, além do Província Federalista.

O Selo Prata foi entregue para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Já o Selo Bronze foi para Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Para calcular as ações, o Ministério da Ensino instituiu uma percentagem responsável pela estudo das iniciativas e pelo processo de classificação. Para estados e o Província Federalista, foram estabelecidos 21 parâmetros. Para os municípios, 20.

Todos organizados em cinco dimensões: ações de integração; institucionalização da política de alfabetização no território; implementação da política de alfabetização; ações de formação docente e distribuição de material didático.

A meta vernáculo é asseverar que, até 2030, 80% das crianças sejam alfabetizadas ao termo do 2º ano do ensino fundamental.

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